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Orientação Educacional e os Perigos da Internet e Meios Eletrônicos na Infância (página 3)


2.1.2 Tabela da teoria da inteligência múltipla de Gardner e as divergências com os meios eletrônicos

De acordo com GARDNER (1995), INTELIGÊNCIA LÓGICO MATEMÁTICA: é a capacidade lógica de entender, trabalhar com quantidade, noção de números. Capacidade e noção da realidade em relação com a matemática e com a lógica. Desenvolve-se na criança através de brincadeiras diversas. Até brincar com uma bola e com várias bolas. GARDNER, W., Inteligências Múltiplas: a teoria na prática, Porto Alegre RGS, Editora Artmed, 1995.

É a capacidade de se orientar, de calcular, de pensar, de raciocinar, de ter paciência, de esperar. Essa capacidade é muito hostilizada na criança que abusa dos jogos eletrônicos, pois os meios eletrônicos induzem à ansiedade e aflição. A criança com muita internet e jogos eletrônicos fica impaciente e não se concentra, pois está sendo direcionada o tempo todo para vários lugares fictícios, fantasiosos e fúteis, desconectando-a da realidade e conectando-a com grandes aflições, ansiedades e estados que se assemelham à loucura.

Para GARDNER (1995) INTELIGÊNCIA LINGUÍSTICA: A inteligência linguística é a capacidade do uso da linguagem, da manifestação do ser. O indivíduo se comunica através da linguagem. É muito importante o desenvolvimento da linguagem na criança, caso contrário ela deixa de se comunicar. A linguagem é a capacidade de compreensão e da comunicação da criança consigo mesma, com o mundo ao seu redor e com os outros indivíduos. GARDNER, W., Inteligências Múltiplas: a teoria na prática, Porto Alegre RGS, Editora Artmed, 1995.

Os jogos eletrônicos e a internet aniquilam essa capacidade, pois os jogos eletrônicos induzem à introspecção e a não linguagem, ao isolamento. A criança que não se comunica vive em um mundo fictício, ansioso e ocioso. As mídias e meios eletrônicos não exigem muita linguagem, pois tudo passa a ser gíria como "podepá", "senunpá", "sipá", "cadepá" etc. É a adesão a uma linguagem sem expressividade, sem conexão com a realidade. É comum ouvirmos essas linguagem esdrúxulas. São dezenas as gírias sem nexo disseminadas paras as crianças pela internet: A grande maioria das gírias faladas por crianças inclusive da classe média são gírias de bandidos. Essas gírias se dissimilam na internet.
http://portaldasgirias.blogspot.com/2011/01/algumas-girias-usadas-por-bandidos.html

- INTELIGÊNCIA MUSICAL: essa capacidade vai além da música em si. É a capacidade de entonação, de entender os sons, de sentir os sons como o som do vento, das águas, do barulho do mar. Está intimamente ligada com a sensibilidade. GARDNER, W., Inteligências Múltiplas: a teoria na prática, Porto Alegre RGS, Editora Artmed, 1995. O que os jogos eletrônicos e as mídias sociais aniquilam em seu uso abusivo. A sensibilidade de ouvir, de prestar a atenção, de perceber o mundo ao seu redor, de sentir através do som. Está ligada com a paz interior e a autoconfiança. A criança com jogos eletrônicos perde a sensibilidade e a percepção do mundo ao seu redor, apresenta enorme dificuldade em reproduzir ritmos, em se expressar corporalmente.

Ainda em GARDNER (1995), vamos encontrar INTELIGÊNCIA CORPORAL CINESTÉSICA, INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL, INTELIGÊNCIA INTRAPESSOAL.
INTELIGÊNCIA CORPORAL CINESTÉSICA: a inteligência corporal cinestésica está relacionada com o movimento físico e com o conhecimento do corpo, de se expressar. É a capacidade de se movimentar com precisão. Essa inteligência é a responsável pela dança, pelo movimento. GARDNER, W., Inteligências Múltiplas: a teoria na prática, Porto Alegre RGS, Editora Artmed, 1995.

A Internet e mídias sociais aniquilam a expressão corporal, pois ali o indivíduo está sempre parado, isolado, sem se expressar, não é cobrado dele a expressão. Crianças com muita internet se afastam da expressividade, perdem a comunicação corporal.

INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL: essa inteligência é a mais afetada na criança que utiliza os jogos eletrônicos e a internet. Essa inteligência é a de perceber o outro, de se relacionar com as pessoas, com outras crianças. GARDNER, W., Inteligências Múltiplas: a teoria na prática, Porto Alegre RGS, Editora Artmed, 1995.
INTELIGÊNCIA INTRAPESSOAL: é a capacidade de sentir, de se entender, de conversar consigo mesmo. GARDNER, W., Inteligências Múltiplas: a teoria na prática, Porto Alegre RGS, Editora Artmed, 1995. Os jogos eletrônicos através da morbidez e hipnose aniquilam o autoconhecimento e a percepção de si mesmo.

Segundo SCHINCA (1991) um dos princípios fundamentais da psicomotricidade é desenvolver a consciência corporal, ampliar a percepção de si mesmo como ser íntegro, sensível, material e espiritual, capaz de sentir, expressar e o mais importante, capaz de compartilhar e comunicar-se com os demais.
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Como referenciar: "Orientação Educacional e os Perigos da Internet e Meios Eletrônicos na Infância" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 17/04/2024 às 22:35. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/perigos_internet/?pagina=2