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Planejamento na Educação Infantil - A Organização Didática da Rotina (página 2)



2.3 Projeto de trabalho

São conjuntos de atividades que trabalham com os conhecimentos específicos construídos a partir de um dos eixos de trabalho que se organizam ao redor de um problema para resolver ou um produto final que se quer obter. Possui uma duração que pode variar conforme o objetivo, o desenrolar de várias etapas, o desejo e o interesse das crianças pelo assunto tratado. Comporta uma grande dose de imprevisibilidade podendo ser alterado sempre que necessário, tendo inclusive modificações no produto final. É importante que os desafios apresentados sejam possíveis de serem enfrentados pelo grupo de crianças. Os projetos contêm sequência de atividades permanentes já em curso.

Um dos ganhos de se trabalhar com projetos é possibilitar às crianças que a partir de um assunto relacionado com um dos eixos de trabalho, possam estabelecer complementações com conhecimentos pertinentes aos diferentes eixos. Esse aprendizado serve de referência para outras situações, permitindo generalizações de ordens diversas.

Diante de todas as atividades realizadas na Educação Infantil dispostas acima é imprescindível não deixar de falar do brincar, pois o brincar é a atividade principal da criança. É através da brincadeira que ela expressa o que pensa, o que sente e se apropria do mundo que está a sua volta.

Para Vygotsky (1996) e Benjamim (1984), o jogo facilita o desenvolvimento da imaginação e da criatividade destacando que a imaginação nasce no jogo e, para eles, antes do aparecimento do jogo não há imaginação (apud SANTOS, 2001, p. 160)

Ainda segundo Vygotsky(1996):
O brinquedo contribui para o desenvolvimento da língua escrita na medida em que, sendo simbolismo de primeira ordem (representação do significado), prepara para a escrita, que é simbolismo de segunda ordem (apud SANTOS, 2001p. 160)    

O brincar na Educação Infantil não deve ser visto como um tempo de descanso depois de uma atividade mais formal e sim como uma parte das experiências que as crianças vivem dentro deste espaço. Elas brincam nos cantinhos, no parque e nas atividades propostas pelas professoras no pátio. Nestes momentos, elas representam papéis, exploram os espaços, fazem combinados com os colegas, se envolvem em conflitos, buscam formas de solução e, desta maneira, tecem novas relações e vão construindo conhecimentos a partir da experiência que vivem.

O jogo está presente no cotidiano da criança que desenha, canta, rima, representa, chuta a bola ou pula corda. Na verdade, para a criança quase toda atividade é um jogo, e é por meio do jogo que ela constrói grande parte de seu conhecimento. Quando isso acontece, a situação ensino-aprendizagem fica caracterizada pelo aspecto lúdico e prazeroso em que o erro passa a ser aceito naturalmente e a interação com o outro é espontânea.

A brincadeira vista no campo educacional, é de suma importância. E principalmente na pré-escola, porque o brincar possibilita a construção de uma identidade infantil autônoma, crítica e criativa, ou seja, permite a formação de futuros cidadãos críticos e transformadores da realidade em que vivem. (BOIKO; ZAMBERLAN, 2001).

Enfim, para que a brincadeira seja entendida e considerada em sua função pedagógica, ela precisa ser garantida e isto se faz considerando uma série de fatores. Entre eles destaca-se o ambiente físico, o tempo, a rotina escolar, o preparo de professores e educadores, aspectos que podem estimular, propiciar e garantir sua ocorrência no contexto pré-escolar.

3. Considerações Finais

A rotina é fundamental para a organização das atividades diárias nas diversas instituições de ensino. No caso da Educação Infantil, além do aspecto organizacional das creches e pré-escolas, ela promove a segurança e autonomia das crianças. O professor que atua nesse nível de ensino pode organizar a rotina de sua turma a partir de diversos momentos, tais como: hora da roda, hora das atividades, hora do lanche, hora da higiene, hora da brincadeira e hora das atividades extraclasse. Acreditamos que a rotina escolar não pode ser tratada de uma forma mecânica, pelo contrário, toda atividade desenvolvida e os horários e espaços determinados para a realização das ações devem ser planejadas visando favorecer o trabalho pedagógico e as necessidades das crianças. Portanto, esperamos que o presente artigo promova um repensar sobre o trabalho que é desenvolvido na Educação Infantil e possa contribuir para uma reflexão sobre as rotinas estabelecidas nessas instituições.

Referências

AROEIRA, Maria Luisa Campos. Projetos para a educação infantil. Belo Horizonte: Dimensão, 2004.

BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, MEC/SEF, 1998. vol. I, vol. II.

SANTOS, Santa Marli Pires dos. (org.) Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico Petropolis, RJ: Vozes, 2000.

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Como referenciar: "Planejamento na Educação Infantil - A Organização Didática da Rotina" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 18/04/2024 às 13:11. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/planejamentoinfantil/?pagina=1