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A Postura do Professor em Sala de Aula (página 2)

Este profissional da educação deve conter valores como humildade, bom senso, tolerância, alegria, esperança,  comprometimento para que dessa forma possa fazer uma intervenção no mundo dessas crianças, e paixão por sua profissão. Ele precisa saber a dimensão real de sua importância nesse papel. Explicar esses valores é , portanto, muito complexo. Com base em Weber  (2001) podemos compreender inicialmente que valores existem de forma objetiva, subjetiva e intersubjetiva. Os valores existem, são aprendidos racionalmente, submetidos à lei da lógica. Os valores nascem a partir das vivências do dia a dia. Qual seria a importância dos valores citados anteriormente para um professor ter qualidade na sua prática educativa? Devemos pensar na seguinte situação: um aluno no início do ano letivo, na turma de alfabetização espera ansioso por conhecer seu professor novo para começar seu processo de aprendizagem. Então, neste mesmo instante penetra a sala um ser arrogante, cheio de si mesmo, com ar superior  aos seus alunos. Esta situação seria decepcionante e desestimuladora, portanto, a humildade se faz tão necessária a prática pedagógica para um professor que deseja ter uma atitude positiva em sala de aula como o autor Paulo  Freire nos coloca a refletir:

"O meu respeito de professor à pessoa do educando, à sua curiosidade, à sua timidez, que não devo agravar com procedimentos inibidores exige de mim o cultivo da humildade e da tolerância."(FREIRE, 1995.p.63)

É preciso desenvolver o amor, o carinho, o respeito com os educandos e a forma como os tratamos. Na busca de valores nos debatemos com o bom  senso, onde nos vemos na docência cobrando tarefas semanais, cadernos esquecidos, folhas incompletas. O bom professor deve saber que isto tudo pode ter acontecido não somente por causa de um descuido do aluno, mas saber, que imprevistos acontecem, como : doenças , atrasos no trânsito ou simples razões emocionais e quando isso acontecer saber compreender e ajudar o seu educando auxiliado pelo seu bom senso na hora de educar. É o bom senso que vai nos ajudar nas reuniões com os pais, a respeito da formatura de seus filhos em que demoram a entrar em comum acordo. O bom senso sempre adverte de que há algo para ser entendido, compreendido mas não diz o que é. (FREIRE,1996).

Ensinar também exige alegria e esperança estas duas possuem relação infinita. Freire nos emociona com a seguinte observação a respeito deste assunto: "A esperança de que o professor e alunos podemos juntos aprender, ensinar, inquietar-nos, produzir e juntos igualmente resistir aos obstáculos a nossa alegria."

Assim, entendemos que a esperança é um valor intrínseco no ser humano. Qualquer professor que não possua esta característica está indo contra uma especificidade humana, pois somos seres em condição do inacabamento, devemos possuir a consciência de que a esperança faz parte deste processo formador. É necessário trabalhar a alegria em nossos corações, inundar com a força de uma alma guerreira, transformadora da realidade que a cerca, força esta que deve permanecer  sempre presente no cotidiano das nossas salas de aulas. Ao ingressar no ambiente escolar devemos encher nosso peito com amor, carinho e alegria, fazer das indagações, dos problemas de nossos educandos também nossos. Acabar com nossos obstáculos que a própria vida nos coloca  como, por exemplo, a falta de dinheiro, a falta de um lar em condições perfeitas de moradia... deve-se manter a alegria e a esperança pelo simples fato que no desempenho dessa função social, somos formadores de cidadões críticos, conscientes e também devemos nos impregnar com estes dois valores tão sublimes.

Não menos importante o comprometimento. É impossível exercer a docência sem nos comprometermos por inteiro com a discência. "Não posso ser professor sem me pôr diante dos alunos, sem mostrar a eles com facilidade ou relutância minha maneira de ser, de pensar e de agir" (FREIRE, 1996). Fazendo isso não é possível escapar da avaliação dos alunos, por isso, é tão importante manter as atitudes que digo tão coerentes com as que faço. Quando temos diante de nós uma questão indagada por um aluno e não temos respostas devemos ser sinceros a ponto de dizer que não sabemos, mas que iremos pesquisar juntos nos comprometendo sempre com a verdade, mantendo uma relação ética entre educando e educador. Mas é preciso sempre manter o cuidado para que todas as questões não sejam sempre respondidas com "não sei" ou pode acabar passando a impressão de estar desatento com seus alunos.

Freire acredita :

"Devemos sempre estar atentos a leitura que fazem de minha atividade com eles. Precisamos aprender a compreender a significação de um silencio,ou de um sorriso ou de uma retirada da sala de aula. Afinal, o espaço pedagógico é um texto para ser constantemente lido, interpretado, "escrito" e " reescrito". (FREIRE, 1996, p.97).


E não podemos nos esquecer no acredito ser o principal para que tudo isso aconteça: a paixão por exercer a sua profissão, e é neste momento que entra o fator consciência. Ela desempenha um papel muito importante no sentido de como encaramos  nossa profissão. Ela seria a capacidade que possuímos em distinguir o que seria certo ou errado a partir daquilo que é nosso mais alto valor. Quando escolhemos uma profissão precisamos saber tudo o que nos espera ou pelo menos tentar saber, as dificuldades que serão enfrentadas , os desafios, as gratificações para que a escolha seja feita de froma consciente para que todos os resultados obtidos não se tornem frustrantes e assim afetem todos ao redor e principalmente a nós mesmo, depois de pensar é a hora de exercer a profissão escolhida e para exercê-la da melhor forma possível é preciso ter um valor aliado a tudo isso o amor , a paixão por sua profissão dessa forma não há como não colher bons frutos nas salas de aulas. Acreditar na educação é não fazer de sua atividade profissional, mera forma de ganhar a vida. É necessário também que o professor acredite na disciplina que leciona. Quando trabalhamos no ambiente que gostamos sempre iremos produzir ótimos resultados.

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Como referenciar: "A Postura do Professor em Sala de Aula" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 23/04/2024 às 11:28. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/posturadoprofessor/index.php?pagina=1