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A Postura do Professor em Sala de Aula (página 4)

Na prática educativa, os valores são formas de intervir no mundo, implica o esforço contínuo para  superar-se a si mesmo dando a todos o melhor. Na 2ª Jornada Catarinense de Tecnologia Educacional, promovida pelo Senac no ano de 2000, em Florianópolis/SC, Morreto afirma:

"A ação do educador deve pautar-se na ética profissional vista como o compromisso de o homem respeitar os seus semelhantes, no trato da profissão que exerce. Este é o foco da ética profissional: o respeito. O corolário deste valor é um conjunto de valores, como a competência do profissional, a constante atualização no domínio dos conteúdos, a honestidade de propósitos na educação, a avaliação eficiente e eficaz dos alunos. Assim, podemos afirmar que educar é, por essência, uma atividade ética, tendo em vista as conseqüências para a vida dos educandos."

Mas o que constantemente somos é  "atingidos" por pessoas sem caráter que fazem de tudo para chegar aos lugares mais altos, deixando de lado amizades para serem promovidas em seu campo profissional, presenciamos cenas de professores cansados , mal humorados, reclamando de salários baixos , como se isso fosse o único problema , na verdade , o problema é muito mais grave que parece ser: Professores "desapaixonados" por educar.  Imagine a seguinte situação: Professores em uma sala de reuniões para discutir  como será o novo ano letivo que está para iniciar, todo um planejamento. Bom esse seria o tema, mas nada disso acontece, vemos pessoas falando de pessoas, criticando seus alunos, dizendo que é só mais um ano que está para começar. Que infelicidade, fazer parte de um grupo assim. Agora insira toda a postura que realmente um profissional da educação deve ter... é a realização de uma transformação naquele meio onde este professor está inserido e mudando também assim seus colegas. Portanto chega de mantermos uma postura alienado ao mundo , já que ninguém consegue manter  tal postura, porque o simples fato de escolher alienar-se já é uma escolha. É  preciso encher as escolas, creches, diretorias de pessoas capazes de estimular princípios éticos , de amor a vocação de educar, de construtores da paz e do bem, para que o futuro das crianças e dos jovens seja baseado nestas mesmas características .

Conclusão

Percebemos com este artigo em primeiro momento como a postura do professor em sala pode influenciar ele próprio,como é preciso que ele se descubra primeiramente como ser individual e aprenda  a compreender seus defeitos e a valorizar suas qualidades positivas para que assim possa repassar todas essas atitudes para seus alunos em sala de aula, os valores que cada profissional deve possuir para ter consciência de que sua função social é tão importante para a vida de todos. Em um segundo momento a maneira como seus alunos  percebem o professor em sala de aula  intervindo  também no  mundo das crianças, os sentimentos que acabam aparecendo como os de afeto, felicidade, respeito , valores estes de valor inestimável no ser humano, relatando isso posso reviver a experiência realizada no primeiro estágio na educação infantil onde lembro muito bem como foi este primeiro contato com um mundo ainda tão desconhecido, mas que acabou me fascinando de uma forma profunda. Chegando a sala de aula percebia muitos rostos pequenos , inocentes esperando por adquirir novos conhecimentos , ter novas experiência que pudessem fazer com que se descobrissem cada vez mais e foi ai que começou o meu amor por estes seres tão pequenos e tão encantadores que são as crianças. Acabei levando todo o meu amor, carinho , respeito que eu tinha para junto da sala de aula e foi incrível a experiência que passei, consegui por alguns dias transformar o mundo deles e o meu e então se faz tão importante ter valores éticos e morais nessa transformação.

E por fim a relação com seus colegas de trabalho e todo seu entorno educacional, todo o processo que pode ser facilitado transformando porque não também seus colegas em pessoas éticas, nada melhor do que saber que é possível transformar você mesmo e seus colegas, trazer novamente a esperança em seus corações, a alegria em planejar as aulas, em realizar reuniões pautadas em assuntos realmente de interesse comum para os alunos e para toda a comunidade escolar que tanto precisa de nosso apoio e ajuda para até mesmo transformar a realidade tão dura que às vezes as cerca.  Durante o curso de pedagogia , logo após os estágios percebia a importância do papel do professor e a forma como ele interagia com o meio escolar.

Percebia logo após o termino dos estágios obrigatórios a realização de um trabalho bem feito, de alunos que me trouxeram presentes no último dia de aula, mães que diziam que seus filhos nunca tinham adorado tanto as aulas como agora, é satisfatório saber que pelo menos por alguns instantes todo esse comportamento   profissional que foi adotado e também emocional, porque não assim dizer, é tão importante para todos eles. Quando possuímos princípios de respeito , humildade, esperança , vemos todos a nossa volta também criarem em seus corações estes sentimentos, por isso , se faz necessário criar a partir de si mesmo posturas éticas para uma formação acadêmica e profissional satisfatória.

REFERÊNCIAS

ARNOLD, W.; EYSENCK, H. J.; MEILI, R. Dicionário de Psicologia. São Paulo:
Loyola, 1982. v. 3, p. 54.

Cultura Religiosa/ [ organizada pela] Universidade Luterna do Brasil (Ulbra). ? Curitiba: Ibpex, 2009.

Ética, Educação e Trabalho/[organizada pela] Universidade Luterana do Brasil(Ulbra)._ Curitiba: Ibpex,2009
____________________. 2ª Jornada Catarinense de Tecnologia Educacional. Tecnologia,
Ética e Valores Humanos SINEPE/SC, nº 85, Florianópolis, setembro de 2000.

Filosofia da Educação/[obra] organizada pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).-Curitiba:Ibpex,2008


GRÜN, Anselm . Despertar a Alegria de Viver. Petrópolis, RJ, 2006.

FREIRE, PAULO , Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática educativa: - São Paulo: Paz e Terra, 1996.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Apresentação dos Temas Transversais,Ética. Secretaria da Educação e do Desporto, Brasília, 1997, vol. 8.

Psicodinâmica da Aprendizagem/ [organizado pela]Universidade Luterana do Brasil.- Curitiba: Ibpex,2009.

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem/ [organizado pela] Universidade Luterana do Brasil. ? Curitiba: Ibpex , 2009.

Introdução à Psicopedagogia/ [obra organizada pela] Universidade Luterana do Brasil.- Curitiba: Editora Ibpex,2009.

Ser ou estar professor? A construção da ética no contexto escolar Edina Furlan Rampineli.. www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/.../1112. Acesso em 30/11/10.

 

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Como referenciar: "A Postura do Professor em Sala de Aula" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 19/04/2024 às 23:45. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/posturadoprofessor/index.php?pagina=3