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A Prática da Escrita e da Leitura nas Séries Iniciais (página 4)
Na
escola, de acordo com Geraldi (2006), é interessante dizer que a
redação, o texto, não deve ir ao encontro dos interesses dos alunos.
Pode parecer um paradoxo, mas segundo o autor, em se tratando de
despertar a criatividade da criança para produzir, é preciso que ela
conheça o diferente, o que está além do seu horizonte de compreensão, ao
menos até aquele momento. E a partir daí o professor dará ao aluno
condições para que ele possa criar aquelas situações até então
desconhecidas pela sua capacidade de observação e entendimento. Porém, o
que geralmente acontece nas escolas é uma repetição de assuntos, ou
seja, textos vazios, sem conteúdo, cheios de lugares comuns, e isso não
oferece aos alunos uma oportunidade de apresentar ideias
para construção de textos imaginativos, com temas atuais, onde a
criança, além de atualizar as informações que lhe chegam, ainda poderá
sentir-se à vontade para opinar sobre assuntos que prendem a sua atenção, tais como: racismo, drogas, machismo,
etc. Nesse contexto, Geraldi (2006) recomenda, aos
professores que desenvolvam a produção de textos com a possibilidade
de trabalhar os assuntos de forma não repetidas.
A experiência com textos variados e de diferentes gêneros é fundamental para a constituição do ambiente de letramento. A seleção do material escrito, portanto, deve estar guiada pela necessidade de iniciar as crianças no contato com diversos textos e de facilitar a observação de práticas sociais de leitura e escrita, nas quais suas diferentes funções e características sejam consideradas. Nesse sentido, os textos de literatura geral e infantil, jornais, revistas, textos publicitários, entre outros, são os modelos que se podem oferecer às crianças para que aprendam sobre a linguagem que se usa para escrever. (BRASIL, 1998, p. 151-152).
Levando em consideração que o aluno já vem com o conhecimento prévio, cabe ao professor trazer textos que despertem na criança o interesse em descobrir o que ela não sabe, algo novo, que somará aos conhecimentos que ela já possui. Os PCNs (1997) também apontam para esse caminho, que é o de promover a descoberta, por parte do aluno, de situações que favoreçam suas estratégias de resolução das questões apresentadas pelos textos. Ou seja, um novo horizonte de situações diferentes daquelas até então vividas pela criança. E essa atividade só poderá ser realizada com a intervenção do professor, que deverá colocar-se na situação de principal parceiro, agrupar seus alunos de forma a favorecer a circulação de informações entre eles, procurar garantir que os diferentes grupos sejam o único instrumento a serviço da troca e da colaboração e, consequentemente, da própria aprendizagem, sobretudo em classes numerosas, nas quais deve envolver todos os alunos da mesma forma na situação da aprendizagem da escrita e da leitura. O professor terá uma postura democrática, dando oportunidade ao aluno para descobrir, aos poucos, seus próprios caminhos literários no tocante a prática da escrita e leitura. Se os componentes de um grupo expressam as suas opiniões, de forma a serem compreendidas por todos os integrantes, pedagogicamente, esse grupo torna-se interessante e criativo. O professor não é a única figura a se destacar, o ideal é que todos os participantes tornem-se importantes com as suas respectivas colaborações.
Compreendendo as análises dos autores, chega-se facilmente a uma conclusão: no que se refere à leitura e à escrita, trata-se de um trabalho minucioso, porém, gratificante para ambas as partes, o professor e o aluno. Juntos, ambos saem satisfeitos pelos resultados obtidos, todos ganham com essa experiência que pode ser prazerosa e recompensadora.
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Como referenciar: "A Prática da Escrita e da Leitura nas Séries Iniciais" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 18/10/2025 às 18:10. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/pratica_da_escrita_e_da_leitura/index.php?pagina=3