Você está em Artigos

A Prática da Escrita e da Leitura nas Séries Iniciais (página 4)

Na escola, de acordo com Geraldi (2006), é interessante dizer que a redação, o texto,  não deve ir ao encontro dos interesses dos alunos. Pode parecer um paradoxo, mas segundo o autor, em se tratando de despertar a criatividade da criança para produzir, é preciso que ela conheça o diferente, o que está além do seu horizonte de compreensão, ao menos até aquele momento. E a partir daí o professor dará ao aluno condições para que ele possa criar aquelas situações até então desconhecidas pela sua capacidade de observação e entendimento. Porém, o que geralmente acontece nas escolas é uma repetição de assuntos, ou seja, textos vazios, sem conteúdo, cheios de lugares comuns, e isso não oferece aos  alunos uma oportunidade de apresentar ideias para construção de  textos imaginativos, com temas atuais, onde a  criança, além de atualizar as informações que lhe chegam, ainda poderá sentir-se à vontade para  opinar sobre assuntos que prendem a sua atenção, tais como: racismo, drogas, machismo, etc. Nesse contexto, Geraldi (2006) recomenda, aos professores que desenvolvam a produção de textos com a possibilidade de trabalhar os assuntos de forma não repetidas.

A experiência com textos variados e de diferentes gêneros é fundamental para a constituição do ambiente de letramento. A seleção do material escrito, portanto, deve estar guiada pela necessidade de iniciar as crianças no contato com diversos textos e de facilitar a observação de práticas sociais de leitura e escrita, nas quais suas diferentes funções e características sejam consideradas. Nesse sentido, os textos de literatura geral e infantil, jornais, revistas, textos publicitários, entre outros, são os modelos que se podem oferecer às crianças para que aprendam sobre a linguagem que se usa para escrever. (BRASIL, 1998, p. 151-152).

Levando em consideração que o aluno já vem com o conhecimento prévio, cabe ao professor trazer textos que despertem na criança o interesse em descobrir o que ela não sabe, algo  novo, que somará aos  conhecimentos que ela já possui. Os PCNs (1997) também apontam para esse caminho, que é o de promover a descoberta, por parte do aluno, de situações que favoreçam suas estratégias de resolução das questões apresentadas pelos textos. Ou seja, um novo horizonte de situações diferentes daquelas até então vividas pela criança. E essa atividade só poderá ser realizada com a intervenção do professor, que deverá colocar-se na situação de principal parceiro, agrupar seus alunos de forma a favorecer a circulação de informações entre eles, procurar garantir que os diferentes grupos sejam o único instrumento a serviço da troca e da colaboração e, consequentemente, da própria aprendizagem, sobretudo em classes numerosas, nas quais deve envolver  todos os alunos da mesma forma na situação da aprendizagem da escrita e da leitura. O professor terá uma postura democrática, dando oportunidade ao aluno para descobrir, aos poucos, seus próprios caminhos literários no tocante a prática da escrita e leitura. Se os componentes de um grupo expressam as suas opiniões, de forma a serem compreendidas por todos os integrantes, pedagogicamente, esse grupo torna-se interessante e criativo. O professor não é a única figura a se destacar, o ideal é que todos os participantes tornem-se importantes com as suas respectivas colaborações.

Compreendendo as análises dos autores, chega-se facilmente a uma conclusão: no que se refere à leitura e à escrita, trata-se de um trabalho minucioso, porém, gratificante para ambas as partes, o professor e o aluno. Juntos, ambos saem satisfeitos pelos resultados  obtidos, todos ganham com essa experiência que pode ser prazerosa e recompensadora.

Anterior   Próxima

Voltar para a primeira página deste artigo


Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Como referenciar: "A Prática da Escrita e da Leitura nas Séries Iniciais" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 18/10/2025 às 18:10. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/pratica_da_escrita_e_da_leitura/index.php?pagina=3