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A Importância da Educação pela Ótica do Estudo Global sobre Capital Humano - 2008 Decifrando o DNA da Força de Trabalho Adaptável (página 2)

Neste novo modelo de gestão de pessoas que faz-se indispensável, observa-se a área de RH migrando de um papel exclusivamente burocrático para uma forte ligação estratégica com os negócios da empresa. Apesar desta migração, apenas 39% dos participantes pesquisados colocam a área de RH diretamente envolvida em discussões estratégicas.

O que normalmente ocorre, é a falta de integração dos sistemas, uma incapacidade de extrair dados e uma escassez de métricas bem definidas. Existe uma dificuldade em relacionar dados referentes ao capital humano aos dados de vendas, finanças e outros departamentos. Com a falta de informações consistentes e claras, é difícil para a empresa estabelecer políticas eficazes de recrutamento, treinamento, identificação e retenção de talentos, de recompensas, etc.

Para a equipe de RH converter os dados sobre capital humano em estratégia executável, é necessário ter uma visão sistêmica do negócio, atuando em conjunto com todos os departamentos e oferecendo dados relevantes através de mensurações.

Cada organização tem seus determinados problemas com sua força de trabalho, o RH precisa assumir o papel de fornecer orientações estratégicas para solucionar esses problemas e criar programas de desenvolvimento do capital humano, agregando valor ao negócio através da valorização de seus funcionários.

Segundo os autores da pesquisa, se há um momento para que a função de RH comprove seu valor estratégico e contribua para o crescimento e desenvolvimento das organizações, este momento é agora.

A partir dos resultados deste estudo e dos fatos observados no cotidiano do mercado de trabalho, é possível observar a importância que assume a valorização dos colaboradores, e esta nova maneira de gerir as pessoas no trabalho traz à tona a questão educacional.

A Educação ultrapassou os limites das instituições de ensino que estamos acostumados para buscar novos caminhos dentro das empresas, atrelada aos objetivos de cada negócio.

A potencialização do capital intelectual só será atingida através de mudanças internas nas organizações e de uma profunda revisão dos programas educacionais.

O resultado deste estudo global sobre capital humano 2008, que pode ser obtido através do link, www.ibm.com/br/services/bcs/studies/hcm08/index.phtml.

Autora: Mariana de Oliveira Fernandes Torres

Formada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo, seis anos de experiência na área educacional, atualmente cursando MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos na Universidade Católica de Santos.

Referências

IBM Global Business Services. Decifrando o DNA da força de trabalho adaptável. Estudo Global
sobre Capital Humano 2008. site: www.ibm.com/think/br.

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Como referenciar: "A Importância da Educação pela Ótica do Estudo Global sobre Capital Humano - 2008 Decifrando o DNA da Força de Trabalho Adaptável " em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 19/04/2024 às 15:07. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/rh/?pagina=1