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A Inclusão das TICs no Ensino Superior (página 6)
3. CONCLUSÃO
O mundo atual passa por um veloz e irreversível processo de globalização. A partir da revolução industrial, as máquinas passaram a ter papel fundamental nas relações de trabalho e também nas relações sociais. Neste contexto, todos os processos foram se adaptando aos poucos, desenvolvendo-se a aprimorando-se cada vez mais, diminuindo a força de trabalho humano e aperfeiçoando os resultados deste trabalho.
No entanto, tal processo não tornou menos importante o conhecimento humano e sua interferência no mundo. Ocorre que, ao invés da utilização da força física para o trabalho, o homem precisou desenvolver a sua capacidade mental e cognitiva, para assim, poder lidar com estas novas realidades que foram se tornando cada vez mais presentes no mundo. A partir desta necessidade, as tecnologias da informação e comunicação (TICs) foram sendo criadas, melhoradas, desenvolvidas, apreciadas e compreendidas, como forma de facilitar o papel do homem nas relações de trabalho e mesmo interpessoais.
Assim, como no campo industrial, as TICs chegaram à educação e se estabeleceram como a única forma de proporcionar não apenas o aprendizado, mas práticas pedagógicas efetivas e condizentes com o que o mercado espera de um profissional.
Somente a partir da utilização das novas tecnologias de forma adequada, contextualizada e constante é que se faz possível a tão buscada aprendizagem significativa, pois com o desenvolvimento global, o discente deixou de ser mero espectador e assumiu o papel de ator do seu próprio conhecimento. Como tal, tornou-se mais questionador e exigente. Para suprir as novas expectativas, o professor precisou se reciclar e buscar aprimorar as práticas pedagógicas, objetivando associar os conteúdos curriculares ao dia-a-dia dos discentes, propiciando aos mesmos mais que copiar, mas criticar, pensar, raciocinar e criar novos conceitos através do contato com outras realidades, a partir de outros contextos sociais e físicos, através da interação que a Internet proporciona.
Portanto, não há como negar a necessidade de promover um processo educativo mais dinâmico e significativo, inserindo-se aí o uso das TICs como importante ferramenta de aprendizado, interação e exposição da relação ensino e aprendizagem. Atualmente, a utilização destas ferramentas está em pleno desenvolvimento. Já é marcante a tecnologia na educação em todos os níveis e todos os âmbitos, porém, ainda há que se pensar em meios de aprimorar esta realidade, jogando fora as amarras de antigamente e as resistências em se aceitar o que não tem como reverter. A nova realidade exige profissionais pensantes, interativos e com boa capacidade de relacionamento e apenas o uso das novas tecnologias na busca de adquirir tais características pode fazer com que este processo se torne concreto, em busca de uma educação mais humana e efetiva.
O mundo atual passa por um veloz e irreversível processo de globalização. A partir da revolução industrial, as máquinas passaram a ter papel fundamental nas relações de trabalho e também nas relações sociais. Neste contexto, todos os processos foram se adaptando aos poucos, desenvolvendo-se a aprimorando-se cada vez mais, diminuindo a força de trabalho humano e aperfeiçoando os resultados deste trabalho.
No entanto, tal processo não tornou menos importante o conhecimento humano e sua interferência no mundo. Ocorre que, ao invés da utilização da força física para o trabalho, o homem precisou desenvolver a sua capacidade mental e cognitiva, para assim, poder lidar com estas novas realidades que foram se tornando cada vez mais presentes no mundo. A partir desta necessidade, as tecnologias da informação e comunicação (TICs) foram sendo criadas, melhoradas, desenvolvidas, apreciadas e compreendidas, como forma de facilitar o papel do homem nas relações de trabalho e mesmo interpessoais.
Assim, como no campo industrial, as TICs chegaram à educação e se estabeleceram como a única forma de proporcionar não apenas o aprendizado, mas práticas pedagógicas efetivas e condizentes com o que o mercado espera de um profissional.
Somente a partir da utilização das novas tecnologias de forma adequada, contextualizada e constante é que se faz possível a tão buscada aprendizagem significativa, pois com o desenvolvimento global, o discente deixou de ser mero espectador e assumiu o papel de ator do seu próprio conhecimento. Como tal, tornou-se mais questionador e exigente. Para suprir as novas expectativas, o professor precisou se reciclar e buscar aprimorar as práticas pedagógicas, objetivando associar os conteúdos curriculares ao dia-a-dia dos discentes, propiciando aos mesmos mais que copiar, mas criticar, pensar, raciocinar e criar novos conceitos através do contato com outras realidades, a partir de outros contextos sociais e físicos, através da interação que a Internet proporciona.
Portanto, não há como negar a necessidade de promover um processo educativo mais dinâmico e significativo, inserindo-se aí o uso das TICs como importante ferramenta de aprendizado, interação e exposição da relação ensino e aprendizagem. Atualmente, a utilização destas ferramentas está em pleno desenvolvimento. Já é marcante a tecnologia na educação em todos os níveis e todos os âmbitos, porém, ainda há que se pensar em meios de aprimorar esta realidade, jogando fora as amarras de antigamente e as resistências em se aceitar o que não tem como reverter. A nova realidade exige profissionais pensantes, interativos e com boa capacidade de relacionamento e apenas o uso das novas tecnologias na busca de adquirir tais características pode fazer com que este processo se torne concreto, em busca de uma educação mais humana e efetiva.
4. REFERÊNCIAS
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EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR: uma possibilidade concreta de inclusão social TÍTULO Distance education at the superior teaching: a concrete possibility of social inclusion1 Maria Cristina Lima Paniago Lopes[a], Blanca Martín Salvago[b], Jeferson Pistori[c], Arlinda Cantero Dorsa[d], Déa Terezinha Rímoli de Almeida[e]
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Como referenciar: "A Inclusão das TICs no Ensino Superior" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 15/10/2025 às 03:55. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/ticssuperior/?pagina=5