Você está em Artigos

O Papel do Tutor Mediador na Modalidade de Educação a Distancia (página 2)



2 O QUE É E DE ONDE VEM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?
    
Para iniciarmos um discurso sobre o papel do tutor mediador na modalidade de educação a distancia, devemos inicialmente compreender a origem e as especificidades desta modalidade de educação, que vem crescendo em nível global e se tornando um instrumento fundamental de promoção para muitas pessoas.

Guarezi (2009, p. 129), conceitua a Educação a Distancia como "um
processo evolutivo, que começou com a abordagem na separação física das pessoas e chega ao processo de comunicação, incluindo, no final do século XX, as tecnologias da informação".

A modalidade de educação a distância  vem cada vez se tornando mais indispensável no processo de formação dos indivíduos na atualidade e ganhando  mais espaço e importância na sociedade atual, que é organizada em rede, onde a necessidade de uma formação acadêmica se faz necessária para que se possa competir no mercado de trabalho e desempenhar suas funções adequadamente onde muitos não possuem disponibilidade para enfrentar as aulas presenciais.

De acordo com Pretti (2002),  a Educação a Distância rompe a relação de presença física entre professores e alunos, e a aprendizagem passa a ocorrer em ambientes que transcendem as salas de aulas, acontecendo fora destas, porem em ambientes preparados tecnologicamente e pedagogicamente que visam oferecer a possibilidade da aquisição do conhecimento tanto quanto os de um aluno receberia em salas de aulas comuns.
EAD é um sistema tecnológico de comunicação bidirecional que substitui a interação pessoal, em sala de aula, entre professor e aluno como meio preferencial de ensino pela ação sistemática e conjunta de diversos recursos didáticos e pelo apoio de uma organização tutorial de modo a propiciar a aprendizagem autônoma dos estudantes.  Aretio (apud GUAREZI, 2009, p. 19)
A Educação a distância é tida como um apoio para manter o interesse dos indivíduos em continuar buscando conhecimento.

Moran (2009) define a modalidade de Educação a Distancia como uma modalidade na qual professores e alunos estão separados fisicamente no espaço e no tempo, onde a aprendizagem acontece por meio do uso de tecnologias de informação e comunicação, podendo ou não contar com aulas presenciais.

Podemos afirmar que a educação a distância acontece, quando o professor/tutor e aluno não se encontram no mesmo ambiente e tempo cronológico. Porém para que isto seja possível se faz necessário o uso de tecnologias que favoreçam este processo e que ofereçam ao aluno as condições necessárias para a obtenção do conhecimento.

Moore e Kearsley (2007), ao discorrerem sobre a Educação a Distância, apontam cinco gerações pela qual passou a mesma. De acordo com os autores, a primeira geração se deu nos anos de 1890, e utilizava de correspondências para sua efetivação.
Caracterizava-se pela oferta de cursos que fazem uso de material impresso, o qual era entregue aos alunos via correio, também denominado "estudo por correspondência" ou "estudo independente", caracterizando uma educação a distância individualizada.MOORE E KEARSLEY( 2007, p. 25).
Já a segunda geração acontece por meados do século XX, onde no Brasil, o rádio tornou-se um instrumento para a Educação a Distância.

No ano de 1923 Roquete Pinto criou a primeira rádio-escola, e esta se estendeu até a década de 50 com o surgimento da TV educativa.

E as duvidas nesta geração eram sanadas através do correio, telefone e até mesmo fax.

Ainda de acordo com o discurso de Moore e Kearsley (2007), a terceira geração no fim dos anos 60, foi marcada pelas Universidades abertas, e preparação de recursos humanos, integração das diferentes tecnologias existentes na época como, rádio, Tv, telefone, vídeos previamente gravados, conferencias por telefone e "Kits" que eram preparados para os estudantes, contendo materiais, para que os mesmos realizassem as experiências praticas.

Já a quarta geração se deu ao fim dos anos 80, com as teleconferências como tecnologia predominante neste período, inicialmente somente através de áudio, e mais tarde englobando áudio e vídeo.

E a quinta geração é a que vivenciamos atualmente, onde computadores e  a internet proporcionam a centralização de textos, áudios, vídeos em uma única plataforma de comunicação.

A Educação a Distância foi implantada com objetivo de aumentar a oferta de ensino superior de acordo com o Plano Nacional de Educação - PNE (2000, p.74), mostrando a que:
[...] um amplo sistema interativo de educação à distância, utilizando-o, inclusive, para ampliar as possibilidades de atendimento nos cursos presenciais, tanto os regulares como os de educação continuada, observando as metas estabelecidas no capítulo referente a essa modalidade de ensino. Plano Nacional de Educação - PNE (2000, p.74)
Segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) a Educação a Distância é uma modalidade em que predominantemente os educandos e mediadores não estão presentes em determinado local exclusivamente no mesmo horário.

Tal modalidade ganhou campo em 2002, mesmo sendo apresentada sua politica na Lei de Diretrizes e Bases da educação (LDB) de 1996.

A LDB proporcionou acesso ao ensino, a sujeitos que não possuem condições ou disponibilidade de estarem em sala de aulas presenciais.

Porém, de acordo com Gonzalez (2005, p.75) "pesquisas indicam que, dependendo do tipo de curso e da motivação do aluno, o ensino e a aprendizagem à distância podem ser tão eficazes quanto o ensino presencial".
Nossa sociedade está cada vez mais conectada, e a Educação a Distância proporciona um aprendizado mais interativo e dinâmico que muitas vezes se apresentam de forma mais atrativa para as novas gerações.

A regulamentação da EAD se deu por meio do decreto 5.622, que a caracterizou como uma modalidade educacional, por meio da qual a mediação didática- pedagógica no processo de ensino-aprendizagem se dá por meio da utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com professores e alunos em ambientes e tempos cronológicos diferentes.

Pretti (2002,p.68) afirma que:
a estrutura da EAD é mais complexa que um sistema educacional presencial, visto que exige não só a preparação do material didático especifico, mas também a integração de "multi-meios" e a presença de especialistas nesta modalidade. O sistema de acompanhamento e avaliação do aluno requer também, um tratamento especial. Isso significa um atendimento de expressiva qualidade. (Pretti, 2002,p.68)    
Ainda Segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), a esta modalidade possui grande relevância social, pois permite o acesso ao sistema, aos indivíduos que muitas vezes são excluídos do Ensino Superior por diferentes motivos, seja por residir longe das universidades, ou não possuir disponibilidade de horários para frequentar as aulas presenciais, e até mesmo por estarem fazendo uso de liberdade restrita. A Educação a Distancia auxilia na formação de profissionais, sem que estes necessitem realizar grandes deslocamentos.

E para que isto ocorra na modalidade de ensino à distância faz-se necessário o desenvolvimento de um bom trabalho de mediação, visando garantir a eficácia nas atividades dos cursos de Educação á Distância, promover uma aprendizagem significativa e de qualidade.
Anterior   Próxima

Voltar para a primeira página deste artigo

Como referenciar: "O Papel do Tutor Mediador na Modalidade de Educação a Distancia" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 19/04/2024 às 22:30. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/tutoreducacaodistancia/?pagina=1