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Um Novo Olhar para a Educação Infantil (página 2)

O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  
O professor é a base fundamental de qualquer que seja o processo de ensino-aprendizagem. Ele é considerado o responsável em repassar conhecimentos aos alunos.  Segundo Tosi (2013, p.24), ele "... é a pessoa habilitada, especializada e contratada para sistematicamente, passar para o aluno um conjunto de conhecimentos que o tempo e a experiência selecionaram da cultura universal e diz respeito a nossa vivência cultural." Portanto, espera-se muito do professor e, muitas vezes eles se sentem sobrecarregados para cumprir uma missão tão complexa e exigente.

Para compreender o seu papel na educação, muitos educadores procuram respostas em seu próprio ambiente de trabalho e, na tentativa frustrada, acabam chegando a uma conclusão de que o seu papel é apenas tentar ensinar o aluno a ler e escrever quando possível. "Satisfazer a própria vontade, fazer algo apenas pelo prazer de dizer que fez - atitudes como essas devem ser abolidas da prática da educação infantil e de qualquer outro nível de ensino", diz Ostetto, 2012. Na educação infantil o pedagogo trata diretamente com crianças pequenas, por isso deve estar mais atento ainda para os sinais transmitidos por elas. Muitas vezes, algumas crianças não tem o vocabulário bem desenvolvido, e, as expressões tipo: o choro, o riso e os gestos fazem com que saibamos entende-las, se forem bem observadas e analisadas. É preciso ter um olhar bastante atento para as necessidades dessas crianças, para a partir daí saber como e o que trabalhar com elas.

O trabalho com pequenos grupos de crianças é importante porque permite ao educador uma melhor observação das mesmas. Observá-las como um ser pensante, portanto, é necessário para que o educador dê mais valor ao processo do que aos resultados. Uma criança que está brincando, interagindo com um colega, está sim realizando uma atividade de construção de hipóteses. O educador precisa estar atento às necessidades de interação do educando e não limitar-se apenas em realizar atividades rotineiras de cópias para treinar a coordenação motora dos educandos. Muitas vezes fica a sensação de que não fez nada durante a aula porque não realizou nem se quer uma atividade de treino ortográfico na aula. Uma vez que, a coordenação motora da criança está se aperfeiçoando dia após dia, através de atividades físicas que a criança também realiza, tipo, correr, saltar etc.    Então, a função do educador na área de educação infantil é muito mais do que isso, é atuar como se fosse um guia nesse processo de ensino-aprendizagem. Seu papel é muito mais do que só falar e sim, ouvir e observar mais, para assim, poder criar suas estratégias de trabalho, valorizando aquela criança tão pequena como um ser pensante, capaz de criar e recriar novas experiências.

Sabemos que o discente precisa resgatar o pedagógico e examinar suas próprias concepções sobre o conhecimento, tem que levar a sério sua formação, se esforçar para estar por dentro de sua principal tarefa: exercer com autonomia e conhecimento o processo de ensino-aprendizagem, valorizando o conhecimento prévio e cultural do aluno. Ele não pode ficar preso a uma ideia de que existe um método pronto e eficaz para lecionar, deve estar atento que existe uma grande relação entre o conhecimento e a sociedade.

Para tanto, o profissional de educação também enfrenta muitas dificuldades, como violência na escola, falta de incentivo dos pais, baixo salário, etc. Mas para ser professor hoje, tem que acreditar no desenvolvimento da sociedade, buscar transformações nas informações de conhecimento, desenvolver a consciência crítica e praticar a pedagogia da esperança, e acreditar que

(...) O que importa, na formação docente, não é a repetição mecânica do gesto, este ou aquele, mas a compreensão do valor dos sentimentos, das emoções, dos desejos, da insegurança para ser superada pela segurança, do medo que, ao ser educado, vai gerando a coragem (FREIRE, 2014, p. 45).
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Como referenciar: "Um Novo Olhar para a Educação Infantil" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 26/04/2024 às 16:41. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/um_novo_olhar/?pagina=1