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A Relevância do Uso de Jogos e Brincadeiras como Recurso Pedagógico para o Desenvolvimento da Criança. (página 6)

De acordo com o RCNEI (1998, v.1) é relevante que o educador tenha consciência que na brincadeira as crianças recriam e estabilizam aquilo que sabem sobre as mais distintas esferas do conhecimento, em uma atividade espontânea e imaginativa. Já que o ato de brincar proporciona o desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo, como também a socialização, dessa maneira se torna um instrumento importante para a intervenção da construção do conhecimento. Por isso é formidável que os educadores valorizem a ação lúdica na sua prática pedagógica, tendo em vista que o brincar é a linguagem dos pequeninos.

Nesse sentido, é interessante que seja oferecido às crianças uma variedade de situações e inovações de brincar na sala de aula, como também materiais e espaço adequado, de modo que estimule o imaginário infantil.  Vale ressaltar que o brincar pode ser associado às atividades educativas, assim ocupando lugar nos momentos de aprendizagem, com a tarefa de interagir com a criança por meio de experiências lúdicas. Assim, Dallabona e Mendes (2004, p. 111), enfatizam que

[...] as atividades lúdicas, os jogos, permitem liberdade de ação, pulsão interior, naturalidade e, consequentemente, prazer que raramente são encontrados em outras atividades escolares. Por isso necessitam ser estudados por educadores para poderem utilizá-los pedagogicamente como uma alternativa a mais a serviço do desenvolvimento integral da criança.

É importante ressaltar que, o educador assuma seu papel de autor de um currículo que privilegie as condições facilitadoras de desenvolvimento da criança nos seus diversos domínios, afetivo, social, perceptivo-motor e cognitivo, sabe-se que o lúdico é o maior aliado para uma educação de qualidade e que vai de encontro com os interesses e necessidades da criança.

3 CONCLUSÃO

Enfatiza-se que o lúdico é relevante para a educação infantil, e que a utilização dos jogos e brincadeiras como recurso pedagógico é um grande aliado para favorecer o desenvolvimento das crianças nos aspectos cognitivo, social, afetivo e motor, tendo em vista que é a manifestação mais natural dos pequeninos e que é essencial nessa fase da vida.

Ressalta-se também, que muito se tem falado sobre a utilização do lúdico na educação infantil, mas poucas mudanças aconteceram na prática pedagógica dos educadores da primeira infância, já que, muitos utilizam os jogos e as brincadeiras como recurso para passar o tempo e para recreação, não levando em conta sua rica contribuição para o desenvolvimento dos infantes.

E é neste sentido que o presente estudo buscou apresentar a relevância para uma educação infantil em que o brincar se faça presente, para que haja melhor atendimento aos pequeninos e que seus direitos sejam respeitados.

De uma forma geral a partir das pesquisas realizadas para a elaboração deste trabalho pode-se afirma que na educação infantil assim como em outros níveis de ensino, ainda há dicotomia entre teoria e prática, e que é necessário o empenho dos atores sociais envolvidos para que haja uma mudança significativa, uma vez que os documentos oficiais não são suficientes para garantir uma educação de qualidade.

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Como referenciar: "A Relevância do Uso de Jogos e Brincadeiras como Recurso Pedagógico para o Desenvolvimento da Criança. " em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 13/10/2025 às 04:17. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/usodejogosebrincadeiras/index.php?pagina=5