Você está em Artigos

Utilização de Meios Audio Visuais no Ensino de Geografia: Uma Abordagem nos Estudos de Climatologia

Autor: Renan Paiva de Souza Lima
Data: 16/12/2010

RESUMO

O presente trabalho buscará explicitar ocorrência de diversos fenômenos climáticos divulgados pela mídia que acarretam dúvidas por parte dos alunos. Neste contexto, instigados pelas sucessivas dúvidas dos alunos os professores possuem a oportunidade de ensinar os fenômenos climáticos para melhor compreensão do mundo.

Logo, o presente artigo buscará relatar diferentes didáticas, ou seja, o uso de diferentes recursos didático-pedagógicos por parte dos professores galgando que os fenômenos Geográficos sejam ensinados para o Ensino Fundamental e Médio com maior facilidade de assimilação do conteúdo geográfico. Muita das vezes, não somente os professores de geografia possuem acesso a diferentes métodos didáticos, todavia, optam por seguir a metodologia tradicional dos livros didáticos, esses muita das vezes defasados quanto a conteúdo. Dentre os recursos didáticos abordados para confecção deste artigo, compreende a descrição dos chamados meios audiovisuais mistos inseridos na totalidade das Tecnologias de Informação e Comunicação TIC's. Tais descrições são recortadas para o espaço da disciplina de climatologia, priorizando os fenômenos climáticos (furacão, tornado, chuvas de granizo etc.).

INTRODUÇÃO

É notório que uma disciplina que se apropria de elementos do clima, tempo, fenômenos meteorológicos e seus demais subconjuntos tornam-se complexos os seus entendimentos para os professores e muitos mais para os alunos. Partindo desse pressuposto, cabe dizer que muitos professores de geografia usam somente como base de ensino, um conteúdo paulatinamente trabalhado e memorizado, cuja fonte do saber tem aporte dos livros didáticos usados tanto por escolha dos próprios professores ou de indicação da instituição de ensino. Esse tipo de metodologia de ensino é apresentado como resultado final como uma mera preparação para que seja realizada a avaliação de curso, tal qual uma defasagem de compreensão dos fenômenos climáticos que os cercam no dia a dia sejam eles insuficientes para uma visão integrada entre clima e atividades desenvolvidas pelo homem, como agricultura, mudanças climáticas etc.

Todavia, cabe dizer que é de responsabilidade do professor educador criar meios de interagir e repassar os conhecimentos, a fim de retirar a abstração sentida pelos alunos adquirida no vago conteúdo teórico transmitido. Sendo assim vale citar Zaballa(1998):

"É ele quem dispõe as condições para que a construção que o aluno faz seja mais ampla ou mais restrita, se oriente num sentido ou noutro, através da observação dos alunos, da ajuda que lhes proporciona para que utilizem seus conhecimentos prévios, da apresentação que se faz dos conteúdos, mostrando seus elementos essenciais, relacionando-os com o que os alunos sabem e vivem proporcionando-lhes experiências
para que possam explorá-los em situações diversas, avaliando a situação em seu conjunto e reconduzindo-a quando considera necessário, etc". (Zabala, 1998, p.38).

METODOLOGIA

Sabe-se da importância da utilização de diferentes meios didáticos que sejam capazes de provocar o interesse dos alunos aos conhecimentos relacionados com a geografia a eles passados.

Muitos elementos de estudos abordados pela geografia são de extrema complexidade para os alunos, sobretudo ao que dizem respeito os ensinamentos de geografia física na qual se inseri as teorias de aprendizagem climáticas. Porém, a busca por práticas de ensino alternativas que resultem o desenvolver das habilidades críticas de compreensão, aprendizagem e visualização de tais processos complexos torna-se de extrema necessidade.

Visando os aspectos supracitados, para desenvolver o presente trabalho buscou-se um levantamento de bases bibliográficas, leituras de dissertações, teses e artigos científicos concernentes com o tema desenvolvido.

Os meios audiovisuais, em sua totalidade englobam uma gama de diferentes recursos tais como imagens, gravações, DataShow, computadores etc. Sendo assim, os meios audiovisuais podem ser agrupados em três grandes grupos: gráficos (que utilizam imagens fixas), sonoros e mistos (que empregam imagens e sons mutuamente).

Dentre a vasta gama de recursos, o presente trabalho terá a abordagens dos meios mistos (imagens e sons para sistematizar o ensino de climatologia).

  Próxima

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Como referenciar: "Utilização de Meios Audio Visuais no Ensino de Geografia: Uma Abordagem nos Estudos de Climatologia" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 18/10/2025 às 20:05. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/utilizacaodeaudiovisuais/