Você está em Artigos

Utilização de Meios Audio Visuais no Ensino de Geografia: Uma Abordagem nos Estudos de Climatologia (página 2)

Entre as bibliografias correlacionadas para o tema, cabe mencionar GIACOMANTONIO (1981); COSTA (2005); ALVES (2004); DE PAULA e STEINKE (2009).

UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES RECURSOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA

O ensino da Geografia Física "carece de estudos que apresentem resultados que auxiliem os professores a transformar os fenômenos complexos do clima em aulas interessantes para os alunos" (DE PAULA e STEINKE, 2009, PAG. 2).

Desta maneira é possível agrupar diversos recursos didáticos que podem servir de auxílio para o estudo não somente de climatologia, como também geológico, topográfico, morfológicos, hídricos dentre outros. Tais recursos são de grande valia para que o educando venha a compreender com maior facilidade os assuntos referentes à Geografia condicionando assim a percepção dos conhecimentos.

Ao avançar dos anos, surgiram novas propostas pedagógicas na tentativa de reformular o ensino de Geografia, no entanto, algumas editoras mantiveram o "método" tradicional de editoração dos livros didáticos. Fato esse interpelado por DE PAULA e STEINKE (2009,PAG. 3.) "alguns livros de geografia trazem o método tradicional de abordagem de ensino, dificultando a compreensão dos alunos e professores, principalmente na Geografia Física". Partindo do pressuposto, o educador vê-se obrigado a confeccionar aulas com conteúdo expositivo e interativo almejando o interesse perceptivo dos alunos.

Como versifica DE PAULA e STEINKE, (2009) o utilizar de estímulos audiovisuais para os alunos de Ensino Fundamental é de extrema importância e eficaz no despertar da assimilação e interpretação do conteúdo correlato.

Analisando pesquisas e artigos científicos que descrevem o uso de diferentes recursos didáticos, percebeu-se que os mesmos prendem a atenção do aluno nas aulas ministradas favorecendo a construção do conhecimento adquirido. Em particular, os recursos audiovisuais como veículo de informação preferencial na comunicação tem consigo a possibilidade de penetração e condicionamentos perceptivos e psicológicos, maximizando a participação consciente do receptor, em relação às condições normais de aprendizado como expressa GIACOMANTONIO (1981).

USO DOS AUDIOVISUAIS MISTOS

Os meios audiovisuais mistos se inserem no grupo dos chamados TIC'S (TECNOLOGIA DE INFORMAÇÕS E COMUNICAÇÃO), surgidos no final do século XX, podendo-se afirmar que o processo faz parte de uma grande conjuntura histórica que compreende  a magnitude da REVOLUÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA, conforme salienta Castells (2003) que as mudanças tem como base um novo paradigma científico-tecnológico, que se organizam em torno das tecnologias de informação e comunicação.  

"As novas Tic's não são apenas novos suporte Tecnológicos. Elas têm suas próprias lógicas. Suas linguagens e maneiras particulares de comunicar-se com as capacidades perceptivas, emocionais, cognitivas, intuitivas e comunicativas das pessoas." (KENSKI, 2003, P.38). 

Não é algo novo o uso dos recursos audiovisuais na ministração de aulas. O educador pode fazer uso de slides, fotos, documentários para melhor assimilação no conhecimento. Curtas metragens ou documentários viabilizam o conhecimento, pois possuem a capacidade de mesclar outras artes distintas e transferi-las para um comando de linguagem capaz de impactar e originar envolvimento. Para expressar essa lógica, "... O cinema exprime, direta ou indiretamente, os valores do autor do roteiro, do diretor, da sociedade e do momento histórico no qual foi realizado" (DE CAMPOS, 2006).

Todavia, o cinema constitui um veículo de expressão artística, disseminador de informações e fonte de transmissão de comunicação, logo, omiti-lo como instrumento de didática no sistema educativo, é negligenciar um farto comando de saberes que somente o cinema é capaz de transmitir.

De CAMPOS reitera a importância dos documentários e filmes, pois os mesmos cada vez mais com embasamento científico e conteúdo de qualidade, tornam-se obrigatórios ou auxiliares de complementação do tradicional material de ensino. Porém, existe clara necessidade de planejar condições para que seja criada condição de visão integrada entre o conteúdo cinematográfico e o assunto pretendido na abordagem.

Usando como base as definições e idéias propostas acima, documentários, filmes e imagens gráficas em movimento podem ser administrados para entendimento de como os fenômenos climáticos ocorrem expressando minuciosamente fatores meteorológicos para que os mesmos possam acontecer no sistema superfície-atmosfera. Tais fatores podem ser explícitos de maneira mais dinâmica e interativa, contrapondo-se ao modelo estático oferecidos nos livros didáticos.

FENÔMENOS CLIMÁTICOS

Visto a opção dos recursos audiovisuais mistos para prática didático-pedagógica nas aulas de Climatologia, tendo como assunto base os fenômenos climáticos (tipos de nuvens, tornados, descargas atmosféricas, furacão, massas de ar entre outros), cabe ao professor de Geografia, em análise das condições oferecidas por cada turma desenvolver e desempenhar metodologias que achar adequada com intuito de melhor aproveitar a sistematização do conteúdo.

O presente trabalho não busca oferecer detalhamento formal de utilização dos recursos didáticos audiovisuais para todos os fenômenos climáticos, entretanto, busca-se aguçar por parte dos professores, um desenvolver de criatividade nas escolhas dos recursos didáticos para ensinar Geografia, principalmente os assuntos que margeiam a Climatologia.

Anterior   Próxima

Voltar para a primeira página deste artigo


Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Como referenciar: "Utilização de Meios Audio Visuais no Ensino de Geografia: Uma Abordagem nos Estudos de Climatologia" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 19/10/2025 às 05:08. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/utilizacaodeaudiovisuais/?pagina=1