Você está em Artigos

Utilização de Meios Audio Visuais no Ensino de Geografia: Uma Abordagem nos Estudos de Climatologia (página 3)

As principais vantagens de utilizar os recursos audiovisuais mistos sejam eles em imagens animadas ou vídeos é que este recurso permite a junção da imagem gráfica com os efeitos sonoros, pois além das características formais conhecidas os fenômenos também possuem singularidades sonoras próprias. Portanto os recursos mistos demonstram sempre algo em movimento contínuo, trazendo para as proximidades da realidade fenômenos observados por todos os alunos gerando feedbacks em suas memórias, fato que concretiza um despertar de curiosidade em saber por que tal fenômeno ocorre junto à construção do mapa mental.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este presente trabalho, buscou descrever a importância de utilizar como práticas pedagógicas diferentes recursos didáticos a fim de contribuir positivamente a formação de olhares críticos além de almejar meios que facilitem a assimilação do conteúdo de Geografia Física.

Todo graduando de Geografia, um dia se viu obrigado em reavivar a criatividade para elaborar diferentes trabalhos acadêmicos. Após sua graduação, faz se necessário que essa carga de criatividade continue em vigor, desta vez destinada para formar conhecimento lúdico dos alunos fazendo uso de aulas dinâmicas e alternativas.

Em suma, é função do educador sem especificações de área repensar sua prática docente, pois está estará a disposição do educando para formação de um olhar integrado entre os fatores sociais, étnicos e naturais tendo aporte para discutir o espaço de convívio.

BIBLIOGRAFIA

ALVES, Nilda (2004) Nossa lembrança da escola tecidas em imagens. In CIAVATTA, Maria e ALVES, Nilda (org) A LEITURA DE IMAGENS NA PESQUISA SOCIAL - HISTÓRIA, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO. São Paulo: Editora Cortez, pp. 127-136.

ALVES, Nilda. Formação de Professores Pensar e Fazer. 5.ed. - São Paulo:Cortez,1999- (Questões da Nossa Época;1).

BARBOSA, Jorge Luiz. Geografia e Cinema: Em Busca de Aproximações e do Inesperado. In: CARLOS, Ana Fani A. (org.) A geografia em sala de aula. São Paulo:
Contexto, 1999, p. 109- 133.

COSTA, Cristina. (2005) Educação, Imagens e Mídias. São Paulo: Editora Cortez. Aprender e Ensinar com textos, vol.12.

DE CAMPOS, Rui Ribeiro. Cinema, Geografia e Sala de Aula. Estudos Geográficos:
Revista Eletrônica de Geografia. Revista Eletrônica, 2006.

DE PAULA, Dalva Oliveira. STEINKE, Ercília Torres. Elaboração de Material Didático de Climatologia para o Ensino Fundamental. Encontro de Geógrafos da América Latina, Montevidéu, Uruguai, 2009.

GIACOMANTONIO, Marcello. O Ensino Através dos Audiovisuais. São Paulo. Ed: EDUSP, 1981.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. São Paulo. Ed:
Papirus, 2003.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar; tradução Ernani F. da F.
Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.

 

Clique aqui para avaliar este artigo

Voltar para seção de artigos

Anterior  

Voltar para a primeira página deste artigo

Como referenciar: "Utilização de Meios Audio Visuais no Ensino de Geografia: Uma Abordagem nos Estudos de Climatologia" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2026. Consultado em 14/01/2026 às 06:51. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/utilizacaodeaudiovisuais/index.php?pagina=2