Você está em Atividades

Fração pintada (a partir da 5ª série)

Data: 21/07/2008

Objetivo

Despertar no aluno a compreensão visual das frações, fazendo com que ele interiorize este conceito.

Material

- Um quadrado de folha de ofício para cada aluno
- Lápis de cor
- Tesoura

Procedimento

Entregue um quadrado para cada aluno.

Peça para que os alunos dobrem ao meio, paralelamente a um par de lados, e depois dobrem novamente a folha.

O quadrado foi divido em quatro faixas de mesma largura. Peça para que abram o quadrado e risquem as marcas obtidas pelas dobraduras.

Agora, os alunos devem dobrar o quadrado de modo a obter uma de suas diagonais. Depois de abrir o quadrado, deve-se riscar essa diagonal.

A figura deve ser preenchida de modo que uma parte esteja pintada e sua parte vizinha não. Os alunos devem pintar a menor parte da primeira faixa de modo a obter a seguinte figura:

Questione os alunos

A maior parte do quadrado está pintada ou não está pintada? Que fração do quadrado foi pintada?

Depois de um tempo, sugira aos alunos que dividam a figura em quadradinhos menores cujo lado é o tamanho das faixas da figura. Esses quadradinhos podem ser obtidos fazendo cortes horizontais e verticais que passam pelos pontos de intersecção da diagonal do quadrado com as faixas.

Questione quantos quadrados pintados temos. Provavelmente eles dirão que temos 4 quadrados pintados completamente e quatro quadrados pintados pela metade. Peça para eles cortarem os quadrados pintados pela metade de modo a separar a parte pintada da parte não pintada, e tentar montar quadrados completamente pintados.


 

Os alunos devem reorganizar a figura para concluir que a fração da parte pintada é . Logo, a maior parte da figura não está pintada.

 


Versão para impressão

Como referenciar: "Atividade - Fração pintada (a partir da 5ª série)" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 19/04/2024 às 11:34. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/atividade.php?id=39