Você está em Atividades

[Datas] Dia da Consciência Negra - 20 de novembro

Data: 08/10/2008

Quem foi Zumbi dos Palmares?

Em 1655, um recém-nascido foi um dos poucos sobreviventes de um ataque a um vilarejo no Quilombo dos Palmares. O bebê foi levado e dado a um padre, Antônio Melo. Padre Antônio batizou a criança como Francisco. Francisco aprendeu português, latim e religião.

Numa noite de 1670, aos 15 anos, Francisco fugiu para o quilombo modificando o seu nome para Zumbi, que no dialeto quer dizer "Senhor da Guerra". Passado algum tempo, Zumbi foi eleito chefe de uma aldeia e, com muita raça e pulso firme, logo se tornou comandante geral do exército de Palmares.

Transformou Macaco, sede de Palmares, numa grande fortaleza. Por dezesseis anos venceu os ataques à sua terra. Nas senzalas, acreditava-se que Zumbi era imortal. Porém a batalha final estava próxima e em 20 de novembro de 1695, um ano depois da derrota de Palmares, Zumbi morreu em uma emboscada. Traído por um amigo, teve a sua cabeça degolada e exposta na praça pública de Recife, para mostrar aos negros que não era imortal, e aos brancos, o quanto este lhe eram superiores. Zumbi morreu, mas seus ideais perduram no coração da raça negra.

Atividade

Pesquise e escreva as influências do negro na alimentação, na língua e no folclore brasileiro.

ALIMENTAÇÃO

 

 

 

LÍNGUA

 

 

 

FOLCLORE

 

 

 


Versão para impressão

Como referenciar: "Atividade - [Datas] Dia da Consciência Negra - 20 de novembro" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 25/04/2024 às 14:30. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/atividade.php?id=56