Você está em Material de apoio > Biografias

Célestin Freinet

Freinet nasceu em 15 de outubro de 1896, em Gars, povoado na região da Provença, sul da França. Foi pastor de rebanhos antes de começar a cursar o magistério. Freinet lutou na Primeira Guerra Mundial em 1914, quando os gases tóxicos do campo de batalha afetaram seus pulmões para o resto da vida.

Crítico da escola tradicional e das escolas novas, Freinet foi criador do movimento da escola moderna. Seu objetivo básico era desenvolver uma escola popular. Hoje em dia as suas propostas continuam, ainda, a ser uma grande referência para a educação. A criança era considerada o centro da educação, pois a educação não começa na idade da razão, mas sim desde que a criança nasce.

Em 1920, começou a lecionar na aldeia de Bar-sur-Loup, onde pôs em prática alguns de seus principais experimentos, como a aula - passeio e o livro da vida. No ano de 1925, Freinet filiou-se ao Partido Comunista Francês. Em 1928, Freinet e sua esposa (Élise Freinet, sua parceira e divulgadora) mudaram-se para Saint – Paul de Vence, iniciando intensa atividade.

Passado cinco anos, foi exonerado do cargo de professor. No ano de 1935, o casal Freinet construiu uma escola própria em Vence. Durante a Segunda Guerra Mundial o educador foi preso e adoeceu num capo de concentração alemão. Após um ano, foi libertado e reorganizou a escola. O educador liderou em 1956 a vitoriosa campanha: 25 Alunos por Classe.

Freinet morreu em 1966.

Como referenciar: "Célestin Freinet" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 26/06/2019 às 05:15. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/biografia/celestin_freinet.php