Você está em Material de apoio > Biografias

Florestan Fernandes

Florestan Fernandes nasceu em São Paulo, no ano de 1920. Era filho de uma imigrante portuguesa analfabeta, que o criou sozinha, trabalhando como empregada doméstica.

Devido às necessidades de sua família, Florestan começou a trabalhar aos seis anos de idade, onde desempenhou vários ofícios como: engraxate, auxiliar de marceneiro, auxiliar de barbeiro, alfaiate e balconista de bar. Como sua vida no trabalho estava exigindo que se dedicasse em período integral, aos nove anos de idade parou de estudar no terceiro ano do curso primário.

Somente aos dezessete anos concluiu o antigo curso de madureza (atual supletivo), por insistência dos fregueses do Bar Bidu, na Rua Líbero Badaró, onde trabalhava como cozinheiro, pois achavam que Florestan era muito inteligente devido aos comentários sobre a política e a leitura da realidade que fazia. Aos 18 anos, foi aprovado para o curso de Ciências Sociais da Universidade de São Paulo e, por essa época, iniciou sua militância em grupos de esquerda.

Em 1944, após o golpe militar, Florestan enviou uma carta a policia protestando contra o tratamento dado a seus colegas presos e foi, ele também, para a prisão. No ano de 1969 foi cassado pelo regime militar. Não podendo trabalhar no Brasil, Florestan decidiu deixar o país e foi lecionar em universidades do Canadá e dos Estados Unidos.

Após a redemocratização, filiado ao Partido dos Trabalhadores, elegeu-se deputado federal em 1986 e 1990. As faces que marcam o professor Florestan Fernandes na Educação são: a de professor, cientista, militante e publicista da Educação, faces que ele manteve em outras práticas e que mostraram a coerência deste intelectual em toda sua trajetória de vida.

Tendo a Educação se apresentado como tema de grande relevância para o professor Florestan, sua atuação em defesa do tema se constitui em algo memorável. Além de sua atuação na campanha em defesa da escola pública, podemos destacar a sua atuação na assembléia constituinte e no processo de construção da L.D.B.

Florestan faleceu em 1995, de câncer.

Como referenciar: "Florestan Fernandes" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 06/10/2024 às 17:23. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/biografia/florestan_fernandes.php