Você está em Material de apoio > Biografias

Friedrich Froebel

Friedrich Froebel nasceu no sudeste da Alemanha, em Oberweissbach. Filho de um pastor protestante, nove meses depois de seu nascimento, sua mãe morreu.

Froebel foi adotado por um tio e viveu uma infância solitária, em que procurou aprender linguagem e matemática e a explorar as florestas perto do local onde morava.

Tornou-se professor e ainda jovem fez uma visita à escola de Pestalozzi, na Suíça. Em 1816 fundou sua primeira escola, em uma cidade alemã e após dois anos, sua escola foi transferida para Keilhau, onde pôs em prática suas teorias pedagógicas. No ano de 1826, publicou sua obra mais importante, A Educação do Homem. Logo se mudou para Suíça, onde treinou professores e coordenou um orfanato.

Após adquirir essas experiências, fundou o primeiro jardim – de – infância, na cidade alemã de Blankenburg. O nome (jardim- de – infância) reflete uma ideia de Froebel, que era compartilhada com outros pensadores de seu tempo: o de que a criança é como uma planta em sua fase de formação, exigindo cuidados periódicos para que cresça de maneira saudável. Juntamente com a administração do jardim- de – infância, Froebel coordenou uma gráfica onde eram impressas instruções de brincadeiras e canções para serem utilizadas em escolas e em casa.

No ano de 1851, o governo da Prússia proibiu as atividades dos jardins. O educador faleceu no ano seguinte, mas o banimento só foi suspenso oito anos mais tarde. Os jardins – de – infância se espalharam rapidamente pela Europa e Estados Unidos, onde foram incorporados aos preceitos educacionais do filósofo John Dewey.

Como referenciar: "Friedrich Froebel" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 07/09/2024 às 23:57. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/biografia/friedrich_froebel.php