Você está em Material de apoio > Biografias

John Dewey

John Dewey nasceu em 1859 em Burlington, uma pequena cidade do estado norte-americano de Vermont.

Durante sua infância, teve uma educação desinteressante e desestimulante na escola, o que foi compensado pela formação em casa. Sua mãe atribuía pequenas tarefas aos filhos para que fosse despertado o senso de responsabilidade.

Foi professor secundário durante três anos, antes de cursar a Universidade Johns Hopkins, em Baltimore. Dewey interessou-se pelo estudo das artes e filosofia e tornou-se professor da Universidade de Minnesota. O filósofo escreveu sobre arte, religião, moral, teoria do conhecimento, psicologia, política, filosofia e educação.

O seu interesse por pedagogia nasceu da observação de que a escola de seu tempo continuava, em grande parte, orientada por valores tradicionais, e não havia incorporado as descobertas da psicologia, nem acompanhara os avanços políticos e sociais. Dewey criou uma universidade – exílio para acolher estudantes perseguidos em países de regime totalitário.

O pensador morreu em 1952, já com os seus 93 anos.

Como referenciar: "John Dewey" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 17/09/2019 às 16:54. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/biografia/john_dewey.php