Você está em Material de apoio > Biografias

Platão

Este importante filósofo grego nasceu em Atenas, provavelmente em 427 a.C. e morreu em 347 a.C. É considerado um dos principais pensadores gregos, pois influenciou profundamente a filosofia ocidental.

Suas ideias baseiam-se na diferenciação do mundo entre as coisas sensíveis (mundo das ideias e a inteligência) e as coisas visíveis (seres vivos e a matéria).

Quando tinha cerca de 20 anos, aproximou-se de Sócrates, por quem tinha grande admiração. Como a maioria dos jovens de sua classe, quis entrar na política, mas a oligarquia e a democracia lhe desagradaram. Com a condenação de Sócrates à morte, Platão decidiu sair de Atenas e optou por viajar pelo mundo.

De volta a Atenas, com aproximadamente 40 anos, o filósofo fundou a Academia, um instituto de educação e pesquisa filosófica e científica que rapidamente ganhou fama.

Ideias de Platão para a educação

Platão valorizava os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento. De acordo com Platão, os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida.

A educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral. A educação deveria dedicar esforços para o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos. Aulas de retórica, debates, educação musical, geometria, astronomia e educação militar.

Para os alunos de classes menos favorecidas, Platão dizia que deveriam buscar em trabalho a partir dos 13 anos de idade. Afirmava também que a educação da mulher deveria ser a mesma educação aplicada aos homens

Frases de Platão

  • "O belo é o esplendor da verdade".
  • "O que mais vale não é viver, mas viver bem".
  • "Vencer a si próprio é a maior de todas as vitórias".
  • "O amor é uma perigosa doença mental".
  • "Praticar injustiças é pior que sofrê-las".
  • "A harmonia se consegue através da virtude".
  • "Teme a velhice, pois ela nunca vem só".
  • "A educação deve possibilitar ao corpo e à alma toda a perfeição e a beleza que podem ter".

Como referenciar: "Platão" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2021. Consultado em 08/12/2021 às 09:36. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/biografia/platao.php

Divirta-se com o LOBIS HOMEM

O SONHO DE SER CANTOR

SOFRENDO COM A LÍNGUA PORTUGUESA