Você está em Material de apoio > Projetos

No mundo dos animais (continuação)

5º dia de aula

Objetivos:

  • Contribuir para desenvolver um ambiente com muitas socializações e interações, entre os alunos, através das atividades.
  • Estabelecer uma aprendizagem inovadora e construtiva através do bingo dos sons.
  • Cada aluno receberá um peixinho contendo uma determinada letra, para que em voz alta diga ao restante da turma um nome de algum animal, e os demais desenhem.
  • Bingo dos sons dos animais.
  • Folha caça-palavras dos animais.
  • Leitura do livro “Zoônário” - (Antônio Barreto).
  • Após escutarem a leitura, a turma será dividida em pequenos grupos para que cada aluno crie o seu animal (Ex: cachorro + elefante= cachofante). Pode-se desenhar, usar recortes de revista, etc.
  • Tema: folha “Olho esperto” – evolve matemática.                                                  

6º dia de aula

Objetivos:

  • Partilhar com os demais colegas suas aprendizagens.
  • Obter conhecimento sobre os animais selvagens e domésticos.
  • Para iniciar o conteúdo “animais domésticos e selvagens”, será proposta a turma alguns questionamentos:

- Qualquer animal pode ser criado em casa? Por quê?
- Que cuidados precisam ter com os animais que criamos em casa?
Em seguida, iremos elaborar uma lista com nomes de animais selvagens e domésticos para registrar no caderno.

  • Folha “Animais Selvagens”.
  • Leitura do livro: “Babum” - (kate banks e Georg Hallensleben).
  • Ditado dos animais.
  • Tema: folha “Animais domésticos”.
  • Recreação:

- Aquecimento: Imitação de animais (roda no pátio).

- Desenvolvimento: Alerta dos animais: as crianças serão dispostas em círculo e a cada uma delas será dado o nome de um animal, será dado uma bola a uma das crianças e está jogará a bola para o alto enquanto as outras correm. A referida criança dirá o nome de um animal, aquele que portar o nome deverá pegar a bola e imediatamente gritar: “Alerta”, para que as outras crianças parem onde estiverem e a mesma deverá acertar a bola em uma delas, após três passos. A criança que for “queimada” dará continuidade à brincadeira.

- Volta à calma: Telefone sem fio: com as crianças novamente dispostas em círculo a professora dirá no ouvido de uma delas, uma mensagem sobre os animais. Cada criança deverá repassar a mensagem sobre os animais e a última dirá em voz alta, comparando com a original.

7º dia de aula

Objetivos:

  • Escutar com atenção a leitura.
  • Participar da brincadeira respeitando as regras e colegas.
  • Conhecer os animais em extinção.
  • Leitura do livro: “A televisão da bicharada” – (Sidónio Muralha).
  • Elaborar um cartaz com ajuda da professora dos animais em extinção.
  • Organizar a turma em círculo para a brincadeira “batata-quente”. Será entregue aos alunos uma caixa contendo gravuras de animais que deverá circular entre eles ao som de uma música. Ao cessar a música a criança que estiver com a caixa, deverá pegar a figura de um animal e descrever oralmente as características físicas observadas no mesmo.
  • Tema: solicitar aos alunos que já comecem a pensar sobre uma história na floresta. Pedir que anotem as ideias no caderno.

8º dia de aula

Objetivos:

  • Criar histórias para os animais/floresta.
  • Escutar atentamente a leitura da professora.
  • Utilizar o laboratório de informática corretamente.
  • Leitura de um livro infantil ainda a ser pesquisado;
  • Ir até o laboratório de informática da escola para que os alunos desenhem animais no programa “Paint”.
  • Dar início a criação das “Histórias da Floresta”. (Apresentar os dedoches – trabalho em pequenos grupos).
  • Tema: com a ajuda dos pais, darem continuidade nas histórias.

9 º dia de aula

Objetivos:

  • Apresentar o teatro de dedoches para a turma.
  • Escutar atentamente as apresentações dos colegas.
  • Votação da melhor história.
  • Construção do animal em arame, utilizando criatividade e imaginação.
  • Organizar a sala de aula para a apresentação dos grupos (a professora irá levar uma “caixa” para a apresentação, como se fosse uma janela com cortinas).
  • Após as apresentações, os alunos irão eleger a melhor história (voto secreto).
  • Construção de um animal em arame para expormos na entrada da escola.

10º dia de aula

Passeio em algum parque/ zoológico.

Como referenciar: "Projeto - No mundo dos animais (continuação)" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 25/04/2024 às 19:37. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/projetos/animais2.php