No mundo dos animais (continuação)
5º dia de aula
Objetivos:
- Contribuir para desenvolver um ambiente com muitas socializações e interações, entre os alunos, através das atividades.
- Estabelecer uma aprendizagem inovadora e construtiva através do bingo dos sons.
- Cada aluno receberá um peixinho contendo uma determinada letra, para que em voz alta diga ao restante da turma um nome de algum animal, e os demais desenhem.
- Bingo dos sons dos animais.
- Folha caça-palavras dos animais.
- Leitura do livro “Zoônário” - (Antônio Barreto).
- Após escutarem a leitura, a turma será dividida em pequenos grupos para que cada aluno crie o seu animal (Ex: cachorro + elefante= cachofante). Pode-se desenhar, usar recortes de revista, etc.
- Tema: folha “Olho esperto” – evolve matemática.
6º dia de aula
Objetivos:
- Partilhar com os demais colegas suas aprendizagens.
- Obter conhecimento sobre os animais selvagens e domésticos.
- Para iniciar o conteúdo “animais domésticos e selvagens”, será proposta a turma alguns questionamentos:
- Qualquer animal pode ser criado em casa? Por quê?
- Que cuidados precisam ter com os animais que criamos em casa?
Em seguida, iremos elaborar uma lista com nomes de animais selvagens e domésticos para registrar no caderno.
- Folha “Animais Selvagens”.
- Leitura do livro: “Babum” - (kate banks e Georg Hallensleben).
- Ditado dos animais.
- Tema: folha “Animais domésticos”.
- Recreação:
- Aquecimento: Imitação de animais (roda no pátio).
- Desenvolvimento: Alerta dos animais: as crianças serão dispostas em círculo e a cada uma delas será dado o nome de um animal, será dado uma bola a uma das crianças e está jogará a bola para o alto enquanto as outras correm. A referida criança dirá o nome de um animal, aquele que portar o nome deverá pegar a bola e imediatamente gritar: “Alerta”, para que as outras crianças parem onde estiverem e a mesma deverá acertar a bola em uma delas, após três passos. A criança que for “queimada” dará continuidade à brincadeira.
- Volta à calma: Telefone sem fio: com as crianças novamente dispostas em círculo a professora dirá no ouvido de uma delas, uma mensagem sobre os animais. Cada criança deverá repassar a mensagem sobre os animais e a última dirá em voz alta, comparando com a original.
7º dia de aula
Objetivos:
- Escutar com atenção a leitura.
- Participar da brincadeira respeitando as regras e colegas.
- Conhecer os animais em extinção.
- Leitura do livro: “A televisão da bicharada” – (Sidónio Muralha).
- Elaborar um cartaz com ajuda da professora dos animais em extinção.
- Organizar a turma em círculo para a brincadeira “batata-quente”. Será entregue aos alunos uma caixa contendo gravuras de animais que deverá circular entre eles ao som de uma música. Ao cessar a música a criança que estiver com a caixa, deverá pegar a figura de um animal e descrever oralmente as características físicas observadas no mesmo.
- Tema: solicitar aos alunos que já comecem a pensar sobre uma história na floresta. Pedir que anotem as ideias no caderno.
8º dia de aula
Objetivos:
- Criar histórias para os animais/floresta.
- Escutar atentamente a leitura da professora.
- Utilizar o laboratório de informática corretamente.
- Leitura de um livro infantil ainda a ser pesquisado;
- Ir até o laboratório de informática da escola para que os alunos desenhem animais no programa “Paint”.
- Dar início a criação das “Histórias da Floresta”. (Apresentar os dedoches – trabalho em pequenos grupos).
- Tema: com a ajuda dos pais, darem continuidade nas histórias.
9 º dia de aula
Objetivos:
- Apresentar o teatro de dedoches para a turma.
- Escutar atentamente as apresentações dos colegas.
- Votação da melhor história.
- Construção do animal em arame, utilizando criatividade e imaginação.
- Organizar a sala de aula para a apresentação dos grupos (a professora irá levar uma “caixa” para a apresentação, como se fosse uma janela com cortinas).
- Após as apresentações, os alunos irão eleger a melhor história (voto secreto).
- Construção de um animal em arame para expormos na entrada da escola.
10º dia de aula
Passeio em algum parque/ zoológico.