Tutoria em EAD
Autor: Ricardo Alexandre Mendonça
Data: 10/12/2010
Em EAD, a interatividade baseia-se na atitude do tutor de propôr o conhecimento e não somente sua transmissão. Esta proposta do conhecimento difere em muito de antigos cursos "EAD" em que o conteúdo era enviado por e-mail para os alunos, embora muitos cursos ainda funcionem desta maneira. O professor, ou tutor, atua tal e qual numa sala de aula "interativa". É um provocador de situações, mediador de múltiplas inteligências e também, provocador de estados "potenciais" para o conhecimento. Podemos chamar de "estados potenciais" a disponibilidade emocional e intelectual do aluno para o aprendizado, provocada e mediada pelo tutor e compartilhada com a turma.
Na relação ensino X aprendizagem em EAD, fica evidente a materialização do conceito de competência como mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações, etc.) para solucionar, com pertinência e eficácia, uma série de situações. No curso proposto, temos a inter-relação de conteúdos.
A capacidade (competência e metacompetência do tutor) para compreendê-los, como entidades distintas (os módulos) e ao mesmo tempo interdependentes, possibilita ao aluno, com um histórico escolar de aprendizagem tradicional, a oportunidade de desenvolver os sensos de pesquisa, de síntese e da percepção da interdependência dos módulos. Um exemplo interessante são os casos de alunos com dúvidas quanto à empresas de serviços. Os alunos que trabalham com serviços, com entradas incertas, querem reproduzir a "educação da máquina de calcular da venda de produtos", para serviços. Nossa análise conjunta com ele sobre as características do universo "serviços", fazendo-o entender a mudança de dimensões, possibilita esta nova faceta do aprendizado.
Como ele (o aluno) significará e construirá seu mundo de negócios a partir do conteúdo do curso e sua relação com colegas e tutores, é sua própria meta competência em ação. Competência, ainda que no plano da exploração de habilidades, muitos alunos já possuem. A função da tutoria é mostrar-lhes as dimensões por vezes desconhecidas e, possivelmente ilimitadas, que o conhecimento e os comportamentos estratégicos de mercado podem acrescentar ao seu projeto de vida e de negócios.
Já sabemos que, ao iniciarmos uma aprendizagem, trazemos conosco uma série de conceitos, crenças e informações recebidas ao longo do tempo. A dificuldade de aprendizagem muitas vezes se deve ao "caminho superficial" (decoreba) de aprendizagem, por que muitos passam ao longo da vida. Nosso papel como tutores de EAD é justamente possibiltar ao aluno a capacidade de "aprender a aprender", através do desenvolvimento da compreensão " do como e do porquê" as coisas acontecem.
Cada um de nós, tutores e alunos, traz bagagens culturais, linguagens, expectativas, etc. A construção de uma verdadeira relação dialógica na tutoria é necessária, uma vez que nosso sucesso está diretamente relacionado à esta interação sutil e pessoal com cada um.





























