Você está em Material de apoio > Textos

Rumo à Autonomia

Autor: Daniella Caruso Gandra
Data: 08/04/2011

Resumo:

Como todos já sabem e ouviu-se muito falar, a educação autônoma é a mais viável e satisfatória nos dias de hoje. Com tantas transformações ocorrendo em tempo real, e em nível econômico, político e social, além de cultural também. Com base nisto, quero colocar alguns dos meus pensamentos sobre a educação.

Palavras-Chaves: Busca, autonomia, pesquisa, criatividade, senso crítico e mudanças.

I) Introdução:

Tanto nas escolas como nas faculdades, os objetivos que devem ser procurados alcançar no ensino são a busca, a pesquisa constante, a elaboração e a reflexão crítica do aluno. Por quê? É desta maneira que pessoas vão se tornar cidadãos ativos e responsáveis, com uma identidade única e valorizada (ninguém é igual a ninguém), não aceitando o que "outros" dizem ou fazem (mídia) sem levar em conta sua vocação, suas habilidades, seus limites e desejos. Principalmente, desenvolvendo o lado criativo.


II) Criatividade como forma de expressão no mundo das ideias:

Se as crianças, desde cedo, pudessem ser livres para criar, organizar, fazer e acontecer, mesmo dentro de casa, sem que seus pais ou professores na escola a inibissem, mas as incentivassem, orientando-as de forma nãolimitadora e opressora, teríamos, com certeza, adultos mais conscientes, mais aptos a interferirem em suas vidas e na vida em sociedade, com seriedade e senso crítico, sabendo conduzir seus filhos ou alunos.

Afirmo aqui, segundo uma opinião minha, que a criatividade não deve ser mascarada, tampouco preservada, no sentido de escondê-la, de modo a levar-se pela adequação socia, mas necessário é estimulá-la em todos os níveis possíveis, a fim de que o indivíduo se sinta dono de si mesmo e avance, sem medo. E despertar a curiosidade é essencial também. Crianças, adolescentes e adultos são seres inseridos no interior dessas mudanças dinâmicas que vêm acontecendo; logo, a prioridade é produzir situações que os façam pensar criticamente, a responder questões mais complexas, que não somente envolvam a eles, mas o coletivo.

II) Consideração Final:

Uma vez que um ser humano feliz é aquele que aprendeu a atuar em grupo, respeitando os outros em suas raças, crenças,opiniões, atitudes e cultura de uma forma geral, e pôr suas ideias sem ferir e nem arrepender-se do que tenha falado ou feito. A meta é evolução.

IV) Referência

NÉRIC, G.Imideo; Atlas S.A. ? 1986; 2ª ed. Metodologia do Ensino ? Uma introdução.


Voltar para seção de textos

Como referenciar: "Rumo à Autonomia" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 19/05/2024 às 03:04. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/textos/index.php?id=28