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Necessidade do Currículo para a Educação Infantil

Autor: Raquel Rocha Leal
Data: 16/09/2013

Na sociedade atual, os professores de Educação Infantil devem ser capazes de estabelecer relações adequadas com as crianças e suas famílias, além de propor intencionalidade educativa definida. É de suma importância rever nossas relações com a criança de hoje. Há cada vez mais a necessidade de adequação dos profissionais que lidam com a Educação Infantil. O mundo está cada vez mais complexo e a criança é membro ativo da sociedade.

O currículo da Educação Infantil é algo mutável e em constante crescimento. Não podemos tratar a criança desde a mais tenra idade, como uma folha em branco. Os bebês já trazem uma carga de conhecimento em relação ao que o cerca. O berçário deve ser um lugar aconchegante e repleto de estímulos pertinentes. As escolas de Educação Infantil devem fazer a interação destes pequenos com o restante da escola, mantendo obviamente os cuidados necessários para este relacionamento. O bebê deve desfrutar do ambiente escolar, são observadores, espontâneos e comunicativos. A rotina é importante, mas não pode ser empecilho para a socialização.

A criança precisa de várias situações no ambiente para criar suas modalidades de aprendizado. O professor deve variar o tempo oferecido para as crianças com atividades que estimulem as diversas habilidades do educando. O currículo da Educação Infantil deve ter organização coerente dos saberes e fazeres da criança, variação do tempo de aprendizagem, intencionalidade educativa, coerência com a faixa etária a que se destina e indissociabilidade do cuidar e educar.

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Como referenciar: "Necessidade do Currículo para a Educação Infantil" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 27/04/2024 às 02:24. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/textos/index.php?id=33