Você está em Material de apoio > Textos

Resiliência pode ser aprendida na infância

Autor: Águeda Thormann
Data: 14/03/2014

Intolerância, brigas violentas, crimes. Em tempos de muitas adversidades, ser resiliente - conceito psicológico emprestado da física, definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas (choque, estresse, etc.) - tornou-se uma característica importante pessoal e profissionalmente. Muitos não sabem que a resiliência pode ser ensinada, inclusive para crianças. Superar frustrações, entender que podem estar em risco, perceber seus comportamentos e reações são coisas que as crianças podem fazer, se orientadas pelos responsáveis e aceitas no meio em que vivem.

Alguns pontos favorecem o desenvolvimento da resiliência e o papel dos pais neste processo é muito importante. É fundamental que a criança seja bem-vinda e desejada na família. Outros pontos são o entusiasmo, a forma otimista de encarar os fatos e passar por frustrações. O adulto resiliente com certeza foi exposto a frustrações na infância. Os pais precisam entender que tirar todas as pedras do caminho do filho é um desserviço. Deixar que o filho se frustre e mostrar como ele conseguiu vencer essa etapa é o que fará a diferença em sua formação. O reforço positivo é outra ferramenta importante na formação da autoestima.

Engana-se quem acha que resiliência é algo que se adquire e faz com que a pessoa aja da mesma forma em todas as situações. Isso não é verdade, pois crianças e adultos podem ser resilientes em casa, mas não tolerarem nenhuma situação adversa na escola ou no trabalho, por exemplo.

A chegada da adolescência faz com que atitudes resilientes se tornem ainda mais importantes, pois o resiliente, em geral, não se coloca em situações perigosas ou vulneráveis. O adolescente que possui essa característica avalia as situações sem se alienar. Além disso, ele se conhece, percebe a si mesmo e os outros e se torna capaz de analisar antes de agir. Isso vale para ofertas de drogas, má influência de amigos e comportamento na internet.

Algumas ações para ajudar seu filho a se tornar resiliente:

- Desejar o filho é o ponto de partida;
- Oferecer amor e presença. Pessoas resilientes foram muito amadas na infância;
- Participar ativamente da vida de seu filho;
- Colocar-se a serviço da criança, disponível para as necessidades que ela tem;
- A escola oferece o estímulo à parte cognitiva. Escolha uma boa escola, que estimule adequadamente seu filho;
- Seja você uma pessoa resiliente. Para desenvolver o autoconhecimento e a estruturação, a criança busca nos modelos que ela possui.

Águeda Thormann, mestre em Mídia e Conhecimento e professo do Curso de Pedagogia do ISE SION (Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion).















Voltar para seção de textos

Como referenciar: "Resiliência pode ser aprendida na infância " em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 24/04/2024 às 06:15. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/textos/index.php?id=34