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Andragogia: a Ciência que Orienta a Aprendizagem de Adultos
Autor: Daniela Silva
Data: 31/03/2014
No modelo pedagógico de ensino, onde se visa ensinar e mediar aprendizagens na infância, o aluno é levado a apreender conceitos e conhecimentos a partir de um currículo escolar previamente elaborado por professores. Desta forma, é o aluno que deve se adequar ao currículo da Instituição.
Na abordagem andragógica, o currículo pedagógico é construído a partir dos conhecimentos e preceitos que o aluno já traz consigo, sendo a experiência do adulto, a fonte e a base para a construção e o desenvolvimento de práticas de ensino. O foco da aprendizagem está no aprendiz, e no que ele pode compartilhar a partir das situações em que já viveu.
As aprendizagens à luz da andragogia, valorizam as especificidades de cada aluno. Este é motivado a buscar e aprimorar saberes atrelados aos seus interesses e necessidades, vinculados a situações comuns do seu cotidiano.
A educação centrada no adulto, busca compreender o conhecimento que vem da sua realidade, buscando temas e assuntos desafiadores e de relevância para os seus dias atuais.
A aprendizagem de adultos se desenvolve mediante os seguintes pressupostos:
- O adulto apreende de forma eficaz os conteúdos, quando estes estão intimamente ligados ás suas necessidades e interesses;
- O currículo escolar na educação de adultos, deve se adequar ás experiências e vivências do aprendiz, dando assim um real significado à aprendizagem;
- As experiências dos alunos são primordiais para o desenvolvimento dos conteúdos curriculares;
- A educação de adultos contempla a capacidade de autogestão do aluno, tendo este liberdade e autonomia para trocar experiências e debater os assuntos ministrados em classe, com o professor;
- Cada adulto tem uma forma peculiar de aprendizagem, devendo, portanto o educador respeitar o ritmo, o estilo e o grau de desenvolvimento de cada aluno.
Concluindo, o modelo andragógico de ensino está centrado no discente e nas experiências que ele traz consigo, sendo o foco principal da aprendizagem a sua vida e necessidades pessoais, e não as disciplinas escolares de um currículo pré-estabelecido pela escola.
Na abordagem andragógica, o currículo pedagógico é construído a partir dos conhecimentos e preceitos que o aluno já traz consigo, sendo a experiência do adulto, a fonte e a base para a construção e o desenvolvimento de práticas de ensino. O foco da aprendizagem está no aprendiz, e no que ele pode compartilhar a partir das situações em que já viveu.
As aprendizagens à luz da andragogia, valorizam as especificidades de cada aluno. Este é motivado a buscar e aprimorar saberes atrelados aos seus interesses e necessidades, vinculados a situações comuns do seu cotidiano.
A educação centrada no adulto, busca compreender o conhecimento que vem da sua realidade, buscando temas e assuntos desafiadores e de relevância para os seus dias atuais.
A aprendizagem de adultos se desenvolve mediante os seguintes pressupostos:
- O adulto apreende de forma eficaz os conteúdos, quando estes estão intimamente ligados ás suas necessidades e interesses;
- O currículo escolar na educação de adultos, deve se adequar ás experiências e vivências do aprendiz, dando assim um real significado à aprendizagem;
- As experiências dos alunos são primordiais para o desenvolvimento dos conteúdos curriculares;
- A educação de adultos contempla a capacidade de autogestão do aluno, tendo este liberdade e autonomia para trocar experiências e debater os assuntos ministrados em classe, com o professor;
- Cada adulto tem uma forma peculiar de aprendizagem, devendo, portanto o educador respeitar o ritmo, o estilo e o grau de desenvolvimento de cada aluno.
Concluindo, o modelo andragógico de ensino está centrado no discente e nas experiências que ele traz consigo, sendo o foco principal da aprendizagem a sua vida e necessidades pessoais, e não as disciplinas escolares de um currículo pré-estabelecido pela escola.
Como referenciar: "Andragogia: a Ciência que Orienta a Aprendizagem de Adultos" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 28/03/2024 às 08:57. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/textos/index.php?id=35