Você está em Material de apoio > Textos

Letramento Visual: A Competência Leitora em Foco

Autor: Silvio Profirio da Silva
Data: 29/04/2014

Nos últimos trinta anos, as discussões atinentes ao Letramento  proliferaram-se consideravelmente. Consoante Soares (1998), uma vasta quantidade de autores brasileiros advindos de uma gama de campos de estudos - Ciências da Linguagem [Linguística], Ciências da Educação [Pedagogia] etc. - tem se debruçado sobre essa temática, produzindo, assim, novos paradigmas para o cenário educacional. Nos anos de 1980, os trabalhos acadêmicos sobre a temática do Letramento brotam em uma grande diversidade de países europeus e em países da América Anglo-Saxônica.

Aqui, no Brasil, esses trabalhos irrompem no ano de 1986. Autoras, como Mary Kato, Leda Verdiani Tfouni, Magda Becker Soares, Ângela Del Carmen Bustos Romero de Kleiman e Roxane Helena Rodrigues Rojo são grandes responsáveis pela propagação das Teorias do Letramento nas universidades brasileiras e nas mais diversas secretarias de educação dos estados brasileiros (SOARES, 1998).

Entretanto, inicialmente, o conceito de Letramento abarcava apenas as competências linguísticas da leitura e da escrita. Nessa perspectiva, a noção de Letramento estava diretamente atrelada ao ato de lançar mão das ferramentas linguísticas da leitura e da escrita em uma perspectiva de cunho social. O propósito, aqui, era romper/quebrar com as práticas pedagógicas, que limitavam o uso dessas competências linguísticas à condição de meras atividades escolares. De acordo com Perrusi & Calland Rosa (2005), nas unidades escolares brasileiras, o ensino da leitura e da escrita se limitava ao contexto educacional, isto é, aos propósitos escolares, erradicando, dessa maneira, as práticas sociais.

Na visão de Dionísio (2011), nos dias atuais, em face da disseminação/propagação das Tecnologias da Comunicação e da Informação - TICs e do brotar de uma gama de estudos acadêmicos, surgiram algumas modificações no conceito de Letramento. Tais modificações transcendem a perspectiva da limitação às ferramentas linguísticas da leitura e da escrita, englobando, desse modo, diversificados tipos de letramento.

Emerge, portanto, a noção de Múltiplos Letramentos. É, nesse contexto, que se fala em Letramento Digital, Letramento Literário e, sobretudo, Letramento Visual. Este último, objeto de estudo deste texto. Todos esses tipos de letramento, agora, transcendem a perspectiva do uso da leitura e da escrita enquanto tarefas escolares, abrangendo, com isso, a realidade circundante (PERRUISI & CALLAND ROSA, 2005).

Quando falamos, aqui, em estudos acadêmicos que contribuíram para o brotar de mudanças na noção de Letramento, referimo-nos, nesse ponto, aos postulados da Teoria da Semiótica e/ou Semiologia Social, que trazem à tona o conceito de Multimodalidade. No dizer de Dionísio (2005; 2011), a Multimodalidade refere-se às mais distintas formas e modos de representação utilizados na construção de uma dada mensagem, tais como: palavras, imagens cores, formatos, marcas/traços tipográficos, disposição da grafia, gestos, padrões de entonação etc. (DIONÍSIO, 2005; 2011). A multimodalidade engloba, portanto, a escrita, a fala e a imagem.  No entanto, neste texto, detemo-nos à multimodalidade visual, que resulta de arranjos imagéticos construídos linguisticamente por duas ou mais formas de representar uma mensagem, transcendendo, com isso, a primazia dada à palavra.

Tendo como pano de fundo esse contexto paradigmático, emergem as discussões concernentes ao Letramento Visual, que diz respeito à competência leitora visual e/ou imagética. Na ótica de Silvino (2012), o Letramento Visual  pode ser definido como a construção de efeitos de sentido, a partir de textos imagéticos. Isto é, textos construídos com base na linguagem não verbal, em alguns casos, a partir da mescla da linguagem escrita e imagética. Nesse tipo de letramento, a produção de sentido se dá, por intermédio da percepção dos mais diversos traços semióticos do texto.


Voltar para seção de textos

Como referenciar: "Letramento Visual: A Competência Leitora em Foco" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 25/04/2024 às 11:01. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/textos/index.php?id=37