Você está em Material de apoio > Textos

Reflexões sobre o Ensino da Matemática

Autor: Vanessa Dallacort Basso
Data: 16/09/2014

     A matemática é um dos conteúdos mais importantes da grade curricular das escolas e que mais exige dedicação tanto de alunos como de professores. Se na disciplina de língua portuguesa os alunos precisam interpretar, exemplificar e compreender, na matemática também é necessário que se faça exercícios de desenvolvimento do raciocínio, entendimento lógico e utilização do conteúdo em ações cotidianas. Só assim será possível entender a tão temida matemática.

    Primeiramente precisamos perceber que a matemática está presente em tudo ao nosso redor, sem ela não seria possível somar, multiplicar, dividir, subtrair, pesar, medir, contar horas, fracionar. Visto que essas operações aparentemente simples são usadas em todo o mundo, nos mais diversos setores da sociedade e com milhares de finalidades, podemos perceber a complexidade da matemática e o quanto ela está presente em nossa vida.

    Desde o seu nascimento, a criança está em constante evolução e dia após dia vai desenvolvendo habilidades. Com o passar dos meses consegue brincar, organizar objetos, montar com peças de encaixe, quebra-cabeças e jogos. Tudo isso está relacionado à matemática, a criança está desenvolvendo seu raciocínio lógico. Ao chegar na escola, da mesma forma deve ser estimulada por meio de brincadeiras com objetos concretos, jogos e atividades que as façam pensar. É muito importante utilizar exemplos e vivências cotidianas, fazendo esta relação a aprendizagem ocorrer de forma mais fácil.

    A matemática é muito mais do que aprender os números de 0 a 9 ou decorar a tabuada para prova oral, isso não mede aprendizado algum. Para avaliar a aprendizagem da matemática deve-se colocar o aluno em situações no seu dia a dia em que precise dela, como por exemplo calcular quanto dinheiro vai precisar para comprar o lanche durante um mês, quanto por cento esse valor significa na renda mensal da família, etc. Resolvendo esses questionamentos, além de aprender a matemática ainda estará se conscientizando sobre como economizar, ajudar os pais, enfim, existe uma lição por trás de outra lição.

    Antigamente esse cálculo do valor do lanche certamente não era usado, pois as crianças não compravam, apenas comiam a merenda disponibilizada pela escola. Apesar da matemática ser uma ciência exata, ela também evolui e o professor precisa ser criativo em suas aulas, buscando na grade curricular os objetivos mas desenvolvendo as aulas de acordo com a realidade, a cultura e as vivências dos alunos.

    Pode-se calcular o desperdício da água, quantos metros cúbicos de lixo produzimos num determinado período, quantos metros quadrados de terra precisarei para cultivar dez pés de alface, são inúmeras as possibilidades da utilização da matemática relacionando com temas atuais que envolverão os alunos e até suas famílias.

    Portanto, pela importância que a matemática tem em nossas vidas, exemplos práticos aplicados com criatividade farão com que os alunos aprendam a gostar dela desde cedo, desenvolvendo a criticidade, o raciocínio, a lógica e percebendo que a matemática vai muito além da escrita dos números ou de decorar a tabuada.

Voltar para seção de textos

Como referenciar: "Reflexões sobre o Ensino da Matemática" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 25/04/2024 às 10:54. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/textos/index.php?id=48