Você está em Material de apoio > Textos

A Aprendizagem no Brincar

Autor: Luane Rosa Oliveira
Data: 15/06/2020

Sabemos que os anos iniciais são extremamente importantes para o desenvolvimento infantil, e um dos fatores que contribui para esse desenvolvimento são as brincadeiras. O momento de brincar é uma oportunidade para a criança experimentar o mundo, obter relações sociais e até organizar suas emoções.

Através do brincar as crianças aprendem a lidar com os valores sociais, morais, desenvolve habilidades cognitivas, físicas e motoras, além de tornar-se mais sociáveis e cooperativas.

O aprendizado acontece em todo lugar, em casa, na escola, em parques, por isso é importante que tenha qualidade nos locais em que as crianças frequentam, inclusive espaços adaptados para as crianças com deficiência.

Todas as crianças têm o seu processo individual de aprendizagem, inclusive as crianças com deficiência, e é muito importante que os educadores estimulem seus alunos a apresentar o seu melhor, pois todas têm condições de aprender e obter conhecimento, independentemente de suas limitações, mas para que a aprendizagem ocorra de forma contínua a criança deve estar inserida em um vínculo afetivo para que possa perceber o seu valor na sociedade.

As brincadeiras atuam de forma decisiva, construindo um adulto que acredita em seu potencial transformador, e cultivando dentro de si uma vontade enorme de viver em um mundo melhor.

Voltar para seção de textos

Como referenciar: "A Aprendizagem no Brincar" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 24/04/2024 às 05:59. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/textos/index.php?id=69