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A Importância da Ludicidade no Processo de Inclusão de Alunos com Necessidades Especiais no Ambiente Escolar (página 3)

2.3 - A inclusão no ambiente escolar

Durante muitos anos a sociedade em geral assistiu, sem incômodo, a total segregação das pessoas com necessidade especial: elas já viveram nas ruas, já foram prisioneiras em asilos e até mesmo em casa por não ser aceitas pela sua própria família, já freqüentaram escolas especial, onde fica bem distante de ter uma convivência social e uma sociedade igualitária. Porém esse contexto felizmente vem mudando graças a grandes lutas das pessoas com deficiência, seus familiares e organizações visto que é um direito garantido pela lei e Diretrizes e Bases da educação nacional (Lei n9.934/96), que afirma a oferta da educação especial que se inicia na Educação infantil  até o fundamental.

Outra razão para se lutar por uma sociedade inclusiva seria a legislação. O direito a inclusão está assegurado na constituição Federal de 1988,quando em seu artigo 208,inciso terceiro, garante atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino, e se precisarem de ensino especializado, que também seja realizado dentro da rede regular.

Nesse sentido as escolas precisam se reestruturar para que possam assegurar que todos os alunos possam ter acesso ás oportunidades educacionais e social oferecida pela escola, impedindo à segregação e o isolamento dessas crianças no âmbito educacional, pois estamos vivendo nas escolas momentos  de transformação para que possam atender a todos sem distinção, com o objetivo de satisfazer as necessidade básica da aprendizagem  de todos as crianças ,jovens e adultos devem estar  em condições de aproveitar as oportunidades  educativas  voltadas para satisfazer suas necessidades básica de aprendizagem.

Essas necessidades compreendem tanto os instrumentos essenciais para a aprendizagem como leitura e escrita, a expressão oral, o cálculo, a solução de problemas, quanto os conteúdos básicos da aprendizagem (como conhecimentos, habilidades, valores e  atitudes), É  necessários para que os seres humanos possam sobreviver desenvolver com dignidade, participar plenamente do desenvolvimento político,econômico e tecnológico da atualidade,pois só assim estarão gozando dos seus direitos os quais são assegurados pela Declaração de Salamanca (BRASIL, 1994) passam a influenciar a formulação das políticas públicas da educação inclusiva.

Em 1944, a declaração de Salamanca proclama que as escolas regulares com orientação inclusiva constituem os meios mais eficazes de combater  atitudes discriminatórias e que alunos com necessidades educacionais especiais em ter acesso à escola regular tendo como princípio orientador que "as escolas deveria acomodar todas as crianças independentemente de condições físicas,intelectuais,sociais emocionais, linguísticas ou outras" (BRASIL,1994, p. 330).  

A Convenção da Guatemala (1999), promulgada no Brasil pelo Decreto n: 3.956/2001, afirma que as pessoas com deficiência têm os mesmo direitos humanos e liberdades fundamentais que as demais pessoas, definindo como discriminação com base na deficiência toda diferenciação ou exclusão  que possa impedir ou anular o exercício dos direitos humanos e de suas liberdades fundamentais. Para Brasil (2001), este documento tem importante repercussão na educação especial, compreendida no contexto da diferenciação, adotado para eliminar as barreiras o acesso à escolarização.

A pessoa com necessidade especial geralmente precisa de atendimento especializado,seja para fins terapêuticos,como fisioterapia ou estimulação motora, seja para que possa aprender a lidar com sua dificuldade e a desenvolver suas potencialidades intelectuais e cognitivas. A Educação especial tem se organizado para atender especifica e exclusivamente alunos com necessidade especial tem sido uma das áreas que vem desenvolvendo estudos científicos e metodológicos para melhorar o atendimento a essas pessoas principalmente na rede regular de ensino.  
        
Educação inclusiva segundo Sassaki (1997) é um processo no qual se amplia a participação de todas as pessoas com deficiência na educação. Trata de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade de alunos como o direito de todos.         
 
As nossas escolas brasileiras infelizmente não estão preparadas para inclusão, pois o que vimos na verdade e o despreparo para acolher e lidar com o diferente. A ideia de uma sociedade inclusiva fundamenta-se numa filosofia que reconhece e valoriza a diversidade como característica inerente à constituição de qualquer sociedade, portanto pensar nessa diversidade é pensar na diversidade de valores sociais sem distinção alguma. É resgatar todo valor histórico cultural de cada indivíduo indistintamente, buscando a integração e a socialização para que, não se sintam mais o número, mais uma cadeira ocupada em sala de aula, mas sintam-se pessoas capazes de integrar-se no ensino aprendizagem, no entanto, a prática pedagógica deve acontecer sucessivas mudanças, buscando novos métodos de ensino, novos currículos, novos valores e novas práticas educacionais.         

Segundo Edler (1988), não se trata apenas de garantir a matrícula e conseguir um lugar numa turma para os alunos especiais. Embora o tema esteja ganhando espaços nos fóruns nacionais e internacionais, deve ser debatido. Os educadores devem examinar a questão, buscando seus pontos e contrapontos, sempre em busca de boa qualidade das respostas educativas das escolas, para tanto, de um lado,há que remover as barreiras arquitetônicas e de outro melhorar a qualidade da aprendizagem e das interações entre todos os alunos.       
    
Quanto à modalidade de inserção, uma das opções de integração escolar denomina-se mainstreaming (corrente principal) e seu sentido é analógico a um canal educativo geral, que em seu fluxo vai levando todo tipo de aluno, com ou sem capacidade ou necessidade especifica. O aluno com necessidades especiais ou com dificuldades de aprendizagem, pelo conceito referido, deve ter acesso à educação, sua formação sendo adaptado ás suas necessidades especificas. Existe um leque de possibilidades e de serviços disponíveis aos alunos, que vai de inserção as classes regulares ao ensino em escolas especiais.

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Como referenciar: "A Importância da Ludicidade no Processo de Inclusão de Alunos com Necessidades Especiais no Ambiente Escolar" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 01/05/2024 às 20:54. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/a_importncia_da_ludicidade1/index.php?pagina=2