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A Abordagem Histórico-Crítica na Formação Docente (página 4)



Como já mencionado, é através da apropriação dos conhecimentos que os dominantes apreendem, que os dominados podem sair desta condição de domados, de suprimidos à servidão, pois a educação é um direito de todos. Contudo esta máxima vem sendo suprimida com a prática de realizar uma educação pobre para os pobres e uma educação rica pra os ricos (DEMO, 2004).

A prática social final é a manifestação da nova atitude dos educandos, suas intenções. É a proposta de ação que, em parceria com o educador, os estudantes elaboram colocando em pauta seu compromisso com a prática social. Ou seja, é a concordata com a melhora de seu desempenho depois de ter adquirido determinado conhecimento. Ou como melhor explica Gasparin (2007, p. 149)

A Prática Social Final é a nova maneira de compreender a realidade e de posicionar-se nela, não apenas em relação ao fenômeno, mas à essência do real, do concreto. É a manifestação da nova postura prática, da nova atitude, da nova visão do conteúdo no cotidiano. É, ao mesmo tempo, o momento da ação consciente, na perspectiva da transformação social, retornando à Prática Social Inicial, agora modificada pela aprendizagem.

É em razão disso que esta fase viabiliza aos aprendentes agir de forma autônoma e criativa. Buscando realizar operações mentais e/ou materiais com suas próprias "pernas", progredindo do nível de desenvolvimento potencial para o nível de desenvolvimento real, pontos essenciais defendidos por Vygotsky nos seus estudos sobre a aquisição da aprendizagem pelo ser humano.

CONCLUSÃO

Compreendendo que a formação docente deve perpassar desde os fundamentos teóricos até os fundamentos metodológicos, precisamos atentar para os desafios que nossa sociedade lança a todos, e ainda as ideologias que o mundo oficial persiste em inculcar na formação de nossos educadores.

Então, partir dos pressupostos da pedagogia histórico-crítica é uma alternativa que pode nos libertar das amarras do mundo oficial e endossar o clamor pela resistência que o mundo real tanto precisa para combater as fragilidades da formação docente e eliminar a reprodução da sociedade. Para tanto, os fundamentos filosóficos da pedagogia instituída por Saviani faz-se como elemento de luta e de solo firme para nossa caminhada.

Precisamos, finalmente, compreender a educação no seu desenvolvimento histórico-objetivo, como nos alerta Saviani (2008), em razão disso, nos comprometermos com a transformação da sociedade e não na sua perpetuação. Encarando o trabalho pedagógico como essência da realidade do educador e o saber como meio de produção que disponibilizará forças para a mudança social que tanto almejamos.

REFERÊNCIAS

COSTA, Valdirene Pereira.  Uma Avaliação Histórico-Crítica da Trajetória Institucional e Política do Educador Dermeval Saviani na Pós-Graduação em Educação no Brasil (1970-1996): a busca coerente da articulação teoria e prática. 2007. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) ? Universidade Estadual de Campinas. Campinas. Disponível em: < http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000412688>. Acessado em 20 de dez. de 2008.

DEMO, Pedro. Ser professor é cuidar que o aluno aprenda. Porto Alegre: Mediação, 2004.

DUARTE, Newton. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de vigotski. 4 ed. Campinas: Autores Associados, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessário à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 4 ed. Campinas: Autores Associados, 2007.

IANNI, Octavio. O cidadão do mundo. In: LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval; SANFELICE, José Luís (org.). Capitalismo, trabalho e educação. 3 ed. Campinas: Autores Associados, HISTEDER, 2005.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10 ed. Campinas: Autores Associados, 2008.

_____________. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. 39 ed. Campinas: Autores Associados, 2007.

_____________. Transformações do capitalismo, do mundo do trabalho e da educação. In: LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval; SANFELICE, José Luís (org.). Capitalismo, trabalho e educação. 3 ed. Campinas: Autores Associados, HISTEDER, 2005.

 

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Como referenciar: "A Abordagem Histórico-Crítica na Formação Docente" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 04/05/2024 às 19:17. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/abordagemhistoricocritica/index.php?pagina=3