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Afetividade - Uma Opção para A Educação (página 5)

Na pesquisa bibliográfica foram encontradas citações sobre as condições, comportamentos e alterações comportamentais de alunos e professores com passagens pelos temas amor, afeto, afetividade, formação e educação moral. Isto significa que esta problemática vem sob a forma de preocupação de longa data. O tema amor e afetividade na escola é antigo. A visão de Pestalozzi de educar consiste no melhoramento moral da humanidade e na educação integral do homem bio-sócio-psico-espiritual. Foi ele quem estabeleceu em sua filosofia o principio da interação afetiva como fonte estimuladora da cognição e da aprendizagem, afirmando que o afeto um de seus principais potenciais didáticos.

Neste processo de sistematização iniciado há 10 anos, a professora aplica um questionário avaliativo. Este questionário avaliativo cujo modelo se encontra nos Anexos como Anexo I, é um documento simples, de fácil entendimento, que permite respostas claras e objetivas. Ele tem sido ao longo dos anos uma ferramenta utilizada no inicio de cada ano como fonte de direcionamento de esforços para unificação de comportamento e posturas dos alunos em classe facilitando o desenvolvimento dos trabalhos.

O formato dele vem tendo ajustes e evoluções de acordo com a série que será avaliada em cada ano letivo, e tem contemplado gradativamente a preocupação com o afeto a auto-estima e as interferências da família no desenvolvimento do aluno

Posteriormente realiza uma reunião com os pais e ou responsáveis para obter mais informações e expor a maneira de trabalho que deve ser conjunta entre a escola e o lar.
A partir das respostas do questionário avaliativo e dos contatos com as mães e responsáveis pelos alunos originou as afirmações a seguir que são os dados informativos para ações futuras. Exemplificando, segue abaixo os resultados do questionário da classe deste ano. Comparando o que fora afirmado nas pesquisas bibliográficas onde fora encontrado o embasamento para as informações, muito pouco tem que se acrescentar:

a. Ficou evidente que os principais valores morais da família não são intensos como eram na época das infâncias de cada uma das mães e que apesar de desconhecerem os motivos apenas sabem que era melhor.
b. Os filhos de hoje são mais "rápidos" e mais "inteligentes" do que os filhos do passado e não precisa ficar repetindo coisas para eles entenderem. Questionadas sobre o sentido da afirmação, com timidez, confirmaram que hoje são espontâneos.
c. A maioria das mães disse que tem pouco tempo para os filhos por ter que trabalhar fora do lar e que as escolas já ensinam tudo para eles, o que é de bom é pelas professoras e o de ruim pelos coleguinhas. Esta afirmação chamou a atenção pelo fato de que outras mães podem pensar da mesma maneira e então o colega do filho da outra é o filho desta entrevistada.
d. Houve até a afirmação de que "o filho é o que é graças às professoras que teve desde os tempos da creche, por que ela como mãe nunca teve tempo para cuidar do filho".
e. Quanto à qualidade dos professores atuais se comparada com a dos antigos pouco sabem dizer ou comparar, mas duas delas afirmaram que as atuais são "mais folgadas" e algumas se preocupam pouco com os alunos.
f. A maioria disse que se os filhos ficassem o dia todo na escola talvez fosse melhor para todos (família e filhos).

3.2.4 Resultado Obtido

Os resultados obtidos ao longo dos anos são ótimos pois se aproximam dos resultados esperados. Quanto ao aprendizado, a sala atinge um patamar de igualdade acima da média. O comportamento se torna ótimo e constante, por ser proveniente do respeito mutuo e também passam respeitar pessoas, coisas, e fatos e ter atitudes ecologicamente corretas.

O vinculo da Professora com estes alunos permanecem nos anos seguintes. Ainda existem ex-alunas de 3 anos atrás, que ligam para conversar com a professora, que realizam visitas na residência, vão a sala de aula para cumprimentar. Nestes contatos falam com o coração aberto como amigas mas com o respeito de orientadora e de uma segunda mãe. É um relacionamento bonito e prazeroso. O vinculo criado com o afeto gera uma amizade perene mesmo que distante. Aqueles que tinham receio de receber carinhos, hoje são dependentes até de um olhar carinhoso e são os que mais se aproximam.

O afeto tem sido um componente terapêutico gratificante de sucesso neste processo.

3.3 Os métodos e os procedimentos

Os procedimentos das duas professoras são muito semelhantes, mesmo uma tendo 23 anos de magistério e a outra 15 anos pois os problemas enfrentados são semelhantes e ambas acreditam na solução através do amor e do afeto.

"Com o intuito de dizer sobre a eficiência deste método aplicado podemos dizer que dos 12 alunos com muitas dificuldades no inicio do ano passado, ao término do ano apenas um aluno se necessitava de atendimento pedagógico suplementar e dois com baixo nível de dificuldade. Os demais estavam entre muito bom e ótimo", afirma a professora Ivany.

Até junho de 2009, este trabalho era realizado de maneira informal. Existiam as avaliações e os acompanhamentos até o final do ano mas sem uma cronologia e sem registros estatísticos. Por ocasião do Projeto de Auto Estima apresentado a FAEL no segundo semestre do ano passado, e por estar fazendo parte de um artigo cientifico passara receber uma cronologia dos fatos e também registro estatísticos.

3.4 Uma observação importante

Verificou-se que as duas Professoras se utilizaram do mesmo remédio que foi o amor e o afeto, e que ambas obtiveram o mesmo resultado, que em suma fora a alteração comportamental do aluno permitindo a ele o recebimento e aproveitamento integral do conteúdo e ainda permitiu a ele refletir sobre a família, e seus comportamentos perante a classe, a escola, seu bairro sua cidade e principalmente sobre o seu futuro e suas aspirações.

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Como referenciar: "Afetividade - Uma Opção para A Educação" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 19/05/2024 às 17:16. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/afetividade/index.php?pagina=4