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Afetividade - Uma Opção para A Educação (página 4)


Este texto motivou realizar a partir daquele momento a sistematização de definições, ações, comportamento e procedimentos ligados ao emprego do afeto em sala de aula.

De tudo o que se aprendeu e dos resultados que se teve, resultou em algumas afirmações, definições e conceitos importantes que foram e que ainda são utilizadas.

- Educadores têm que ser amigo de alunos, pois só se conseguirá seus objetivos dessa maneira. Ele terá respeito dos alunos pois um amigo respeita o outro. Porém respeito não se impõe, conquista-se.
- É necessário ser verdadeiro e aproximar-se para o aluno compreender o quanto o professor se importa com ele.
- O professor que estimula a criança a expressar o que sente, logo vê mudanças significativas no seu comportamento, e por outro lado, ouvir é uma das maneiras de formar pessoas seguras e felizes.
- Um bate papo sobre valores aproxima muito mais que longo sermão.
- Valorizar o melhor de cada um é essencial para o crescimento.
- Acreditar no estudante é uma forma de ajudá-lo a crescer e melhora a imagem que ele tem de si mesmo.
- Respeitar, ouvir e orientar funciona tanto quanto o elogio
- Alunos que recebe elogios tem a auto-estima lá em cima.

3.2.1 A Classe atual

A classe analisada foi um 5º. Ano composta de 27 alunos, que quanto as suas origens ou procedência fora realizada a seguinte estratificação: 18 alunos provenientes de outras séries da mesma escola, 3 alunos transferidos de escolas particulares da região e 7 de outras escolas desta mesma cidade.

No inicio deste ano letivo foi realizado uma avaliação nos 27 alunos que apontou 4 alunos bem acima da média que foi classificado como alunos ótimos, 8 na categoria muito bom, 9 se apresentavam como bom. Os 6 restantes apresentavam dificuldades, sendo que 2 deles necessitavam de intensivo  acompanhamento pedagógico.

Dos 27 alunos totais, 21 apresentavam respeito, vontade, companheirismo, dedicação, equilíbrio e também com bom aprendizado. Nos alunos restantes, encontramos 6 indisciplinados, com condutas indesejáveis dos quais 2 com péssimo comportamento, sem respeito para com o próximo, com a professora ou com a escola. Este último grupo interfere no comportamento do grupo e conseqüentemente no andamento da sala de aula.

Apesar de todos merecerem atenção estes últimos merecem cuidados especiais, pois além do aprendizado normal, eles precisam da transferência de ensinamentos que visem a introdução de respeito, ética, obediência, bons costumes, necessitam de dedicação, paciência, amor e muito afeto.

3.2.2 Ações

a. Nos primeiros dias do ano letivo, a professora realiza apresentações onde incentiva os alunos a contarem a sua história de vida até aquela data, onde são identificados os pontos relativos a relacionamentos familiares, escola, desejos, aspirações, pontos positivos, negativos etc.
b. Estabelecem os combinados e o "regimento das condutas" em sala, e também as responsabilidades de cada um e pelas quais todos serão cobrados.
c. Exercita-se a realização dos desejos e aspirações com os combinados, simulando ações, realizações e comportamentos.
d. Realiza uma avaliação geral dos conhecimentos individuais e da classe como um todo para definir a situação dos alunos.
e. A partir destas informações inicia-se a informação dos horários e demais regras.
f. Os demais procedimentos de ajustes serão realizados normalmente e por acompanhamento individual.
g. A cada dificuldade encontrada no individuo ou na classe como um todo, imediatamente se tomam providencias necessárias e cabíveis para as soluções.
h. A proximidade entre as professoras e os alunos proporcionou inúmeras formas de interação, os diálogos intensos criaram infinitas maneiras de auxiliar os alunos, e caracterizou assim uma forma de demonstração de atenção bastante eficiente e facilmente notada pelos alunos. A proximidade das professoras foi valorizada pelos alunos e constituiu-se uma forma de interação extremamente afetiva, que amenizou a ansiedade, transmitiu confiança e encorajou o aluno a investir no processo de execução da atividade, interferindo, significativamente no processo de apropriação da linguagem escrita.

São exatamente nestas intervenções que se identificam as situações problemáticas quer sejam de aprendizado ou familiares, e é a partir destas informações que se inicia o trabalho afetivo de maneira mais concreta.


3.2.3 As Intervenções

Ao se chamar as mães para conversar sobre a vida do aluno na escola e no lar toma-se muito cuidado para não romper os laços entre a professora e o aluno, objetivando sempre o reforço das mães aos valores desejados que por vezes são escassos no seio familiar. Após a identificação da estrutura familiar, das ligações e dos valores familiares, na maioria das vezes fica comprovado o desequilíbrio e ausência de amor, afeto e conseqüentemente a baixa auto-estima. Como resultado final desta cadeia que é a sala de aula, deparamos com um aluno sem respeito, indisciplinado, desinteressando, que atrapalha a aula, os colegas, a professora, e que normalmente nos intervalos ainda criam atritos com os colegas de outras classes etc.

Usando de sutileza conseguiram obter dados informativos do trato dos familiares com os pequenos relativos a transferência de valores morais, de carinho, afeto e amorosidade no lar, e coincidentemente, aqueles que apresentavam os maiores problemas de aprendizado eram aqueles que de uma maneira ou de outra apontavam um lar quase que desestruturado emocionalmente.

Em uma das intervenções da Professora na janela de Ensino Religioso na classe e discorrendo sobre situações de afetividade, a maioria se portou atento e alguns ficaram com os olhos marejados. No primeiro intervalo após esta intervenção uma das alunas se aproximou da Professora e questionou de maneira incisiva: "você gosta de mim?" e após a professora responder que sim ela continuou: "porque a minha mãe não gosta..."
Fatos semelhantes a este são inúmeros tanto em maior como em menor intensidade e complexidade.

A função da Professora em classe é passar conteúdo e transferir conhecimentos  a partir do amor e do afeto proporcionando uma melhoria na auto-estima. Com esta atitude a Professora espera a melhoria comportamental, e o tão conseqüente e esperado aprendizado natural. Este processo latente e vivo na professora evolui ano a ano e é aplicado sempre de maneira natural pelo acumulo das experiências dos anos anteriores.
Após as respostas e as avaliações pela Professora que vão dos questionamentos diretos e também de situações subjetivas e da conversa com as mães tem-se um quadro informativo de ações imediatas e de ações futuras.

Fica desde já esclarecido que é imprescindível o uso do amor e do afeto em sala que é de responsabilidade da professora e no lar pelos familiares. Lembremos que a educação é da família.

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Como referenciar: "Afetividade - Uma Opção para A Educação" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 08/05/2024 às 04:21. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/afetividade/index.php?pagina=3