Você está em Artigos

Alfabetização no Ensino Fundamental de 09 Anos (página 7)


CONSIDERAÇÕES FINAIS

A conquista do direito à educação de qualidade e com acesso igualitário a todos os cidadãos brasileiros sempre travou inúmeras lutas a começar mais efetivamente a partir da Proclamação da República em 1889 onde passou a pensar a escola como responsável pelo progresso do país.

Foram avanços e retrocessos e que chega aos dias de hoje com um amplo debate, a alteração da LDB n° 9394/96, que amplia o ensino fundamental para nove anos de duração antecipando a escolaridade obrigatória a iniciar aos seis anos.

Com a preocupação pela melhoria da qualidade da educação brasileira visto que vários estudos comprovam o fracasso escolar nas séries iniciais pela baixa proficiência na leitura e escrita ressalta-se ser de grande importância a alfabetização para crianças de 06 anos de idade. Assim, desde o início da escolaridade obrigatória é enfatizada a necessidade de uma educação significativa que reflete na sociedade, pois forma cidadãos com mais compreensão de mundo e conscientes de suas ações.

Sob essa intenção a alfabetização no 1° ano com crianças de seis anos de idade ganha novas discussões nas quais educadores precisam rever sua prática metodológica de alfabetização. Prestigiando a infância da criança como aliada do processo de alfabetização assegurando o desenvolvimento integral que esta faixa etária necessita.

Nesse sentido o educador deve conhecer as potencialidades e capacidades de compreensão da criança em relação a leitura e escrita em que embasa a teoria da Psicogênese da Língua Escrita desenvolvida por Ana Teberosky e Emilia Ferreiro.

Nisso contou a pesquisa de campo com a aplicação da atividade de escrita espontânea onde as produções escritas das crianças das turmas do primeiro ano analisadas mostraram que elas criam hipóteses e utilizam diferentes mecanismos para desenvolverem a escrita. Para tanto isso deve ser considerado na aplicação de qual método de alfabetização que o educador for adotar.


REFERENCIAS


AZENHA, M. da G. Construtivismo: De Piaget a Emília Ferreiro. 7. ed. São Paulo: Ática, 2000.


BRASIL. Ensino Fundamental de Nove Anos. Orientações para a Inclusão da Criança de Seis Anos de Idade Brasília, DF: Ministério da Educação, 2006.


BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Ministério da Educação, 1996.


BRASIL. Lei nº 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Plano Nacional de Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2001.


BRASIL. Lei nº 11.274, de 06 de fevereiro de 2006. Ampliação do Ensino Fundamental para 09 anos com matrícula obrigatória aos seis anos. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2006.


BRASIL. Resultado do Saeb 2003, Brasília-DF, junho de 2004. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/download/saeb/2004/resultados/Brasil.pdf.> Acesso em: 20 out. 2009.


CAGLIARI, L.C. Alfabetizando sem o BÁ- BÉ- BI- BÓ- BU. 1. ed. Scipione. São Paulo, 1999.


FERREIRO, E. ; TEBEROSKY, A. Psicogênese da Língua Escrita. 20. ed. Porto Alegre: Artmed, 1999.


GHIRALDELLI, J. P. História da Educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1996.


GUIMARÃES, A. ; BIBIANO, B. Nova Escola. Prepare-se! Um novo aluno está chegando. São Paulo, n.225, p. 56-62, setembro 2009.


MORTATTI, M. R. L. História dos Métodos de Alfabetização no Brasil. Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica do
Brasília, DF: Ministério da Educação,2006. Disponível em http://www.mec.gov.br. Acesso em: 03 mar. 2010.


PILETTI, Nelson. Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental. 25. ed. São Paulo: Ática, 1999.


SANTOS, J.G. Política Educacional. Pedagogia 4º Período. Curitiba-PR: Educon, 2008.


STURIALE, D. ; PICOLLO, M. ; BIAZOTTO, G.L.R.O. Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Língua Portuguesa- Alfabetização. Pedagogia 3º Período, Unitins-FAEL-Eadcon. Curitiba-PR, 2007.


TEBEROSKY, A. Aprendendo a escrever: Perspectivas psicológicas e implicações educacionais. 3. ed. São Paulo: Ática, 2000.


______ , A. Nova Escola. Debater e opinar estimulam a leitura e escrita. São Paulo, n.187, p.25, novembro de 2005.
 

TOBIAS, J. A. História da Educação Brasileira. 4. ed. São Paulo: Ibrasa, 1986.


VASCONCELOS, J. A. ; SOUZA, L. R. História da Educação. Pedagogia 2º Período. Curitiba-PR, 2007.

Clique aqui para avaliar este artigo

Voltar para seção de artigos

Anterior  

Voltar para a primeira página deste artigo

Como referenciar: "Alfabetização no Ensino Fundamental de 09 Anos" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 12/05/2024 às 23:41. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/alfabetizacaoensinofundamental/index.php?pagina=6