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As Duas Faces da Adaptação Infantil (página 4)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante desta experiência podemos concluir que nesta fase cheia de surpresas, é muito importante que os pais possam reconhecer seus próprios sentimentos diante da situação que está sendo vivida. É necessário que a escola proporcione momentos de interação e diálogo com a família transmitindo transparência em seu trabalho. Assim, os pais terão muito mais condições de reconhecer e dar suporte aos sentimentos, demandas e dificuldades do filho. Por isso a importância de dedicar o tempo necessário para acompanhar esse progresso gradativo e extremamente importante para a criança salientando-se que a idade da criança também é um fator que influencia muito porque a adaptação de um bebezinho de poucos meses é bem diferente da de uma criança com dois, três ou quatro anos de idade. Uma adaptação bem feita evita readaptações e abre as portas para o bom desempenho escolar.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ORTIZ, Cisele; CARVALHO, Maria Teresa Venceslau de. Interações: ser professor de bebês - cuidar, educar e brincar, uma única ação. Coleção interAções; Editora EdgardBluche Ltda, São Paulo, Bluche, 2012.

ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde et al. Os fazeres na Educação Infantil, 12ª ed. São Paulo: Cortez, Ribeirão Preto, 2011.

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Como referenciar: "As Duas Faces da Adaptação Infantil" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 16/05/2024 às 12:20. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/as_duas_faces/index.php?pagina=3