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Aprendizagens Através da Avaliação Formativa (página 6)


2.2.2. Feedback - um Elemento da Avaliação Formativa

A comunicação entre alunos e professores é fundamental para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. É pela comunicação que os alunos se conscientizam de seus progressos e sobre quais caminhos seguir para sanar suas dificuldades. Os alunos necessitam de orientações sistemáticas, a respeito de seu desempenho, para que possam melhorar as suas aprendizagens. Eles necessitam de feedback.

O feedback precisa ser planejado e estruturado, para que se integre aos processos de aprendizagens dos alunos. Precisa ser bem mais do que uma simples mensagem. É necessário que os fatores da aprendizagem, que precisam ser comunicados aos alunos, sejam realmente percebidos por eles, para que, possam tornar-se autônomos, em seu processo de construção do conhecimento. O feedback precisa se materializar, na expressão de uma ação, ou de um conjunto de ações, que o aluno deverá desenvolver, para melhorar a sua aprendizagem. Os alunos devem compreender o feedback e relacioná-lo com a qualidade dos trabalhos que desenvolvem e a utilizá-lo como um guia, uma orientação dos caminhos, que deverá seguir para continuar sua trajetória na construção do conhecimento. Deve, ainda, orientar os alunos e ajudá-los a ultrapassarem as suas eventuais dificuldades, por meio da ativação de seus processos cognitivos e metacognitivos.

Os professores, na utilização do feedback, deverão dar orientações precisas aos seus alunos sobre os percursos, que deverão seguir, na resolução das atividades.

Um feedback fundamentado numa perspectiva construtivista, apresentará características específicas, pois terá como prioridade, as orientações para a regulação das aprendizagens, a partir dos resultados. O feedback ajudará na construção da auto-estima do aluno, pois não está centrado no erro, mas sim, no caminho que o aluno deve seguir para alcançar bons resultados, para construir aprendizagens. Além disso, orientará os processos de ensino e construções dos alunos, após um planejamento, que conduza ao trabalho de desenvolvimento das estratégias cognitivas e metacognitivas, as quais serão adotadas para atingir o objetivo da educação, que é a construção de aprendizagens. 

O feedback deve ser expresso de maneira equilibrada nas formas oral, escrita ou não-verbal, no âmbito público ou privado, focando os conteúdos disciplinares específicos ou as aprendizagens de natureza transversal. Receber esse retorno sobre suas aprendizagens é um direito de todo aluno e, é fundamental para a aprendizagem. O feedback é um recurso que estimula os processos cognitivos, proporcionando a auto-regulação da aprendizagem.

Fernandes (2005) faz referência ao que se deve considerar a respeito da aplicação do feedback:

  • Os processos cognitivos e socioafetivos suscitados nos alunos;
     
  • A sua relação, com o que se ensina, a sua inclusão, em contratos didáticos que se estabelecem com os alunos e, em geral, na gestão global do ambiente de ensino na sala de aula;
     
  • As suas relações com os conceitos de ensino e de aprendizagem;
     
  • O seu grau de individualização e sua relevância;
     
  • Os meios e os efeitos envolvidos na regulação dos processos de aprendizagem. (p. 85)

 

2.3. Avaliação Formativa e suas Contribuições

A avaliação formativa traz, em sua concepção, a preocupação com os processos de ensino e de aprendizagem, valorizando a integração da avaliação com esses processos. Valoriza a seleção criteriosa de tarefas, percebendo nessas, uma estratégia para motivar o aluno em seu processo de aprendizagem, levando-o a uma participação ativa em sua aprendizagem e avaliação. Possui como função principal a motivação, a regulação e a auto-regulação, o apoio à aprendizagem, a orientação, ao diagnóstico e prognóstico.

Perrenoud (1999) afirma que a avaliação formativa possui como premissa se ocupar das aprendizagens e, conseqüentemente, do desenvolvimento do aluno. É uma avaliação que atua no acompanhamento das aprendizagens. Ainda de acordo com Perrenoud (1999), "a avaliação formativa ajuda o aluno a aprender" (p. 103).

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Como referenciar: "Aprendizagens Através da Avaliação Formativa" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 08/05/2024 às 18:04. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/avaliacaoformativa/index.php?pagina=5