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Concepção de Infância do Professor de Educação Infantil (página 4)


Com a exigência do atual momento histórico, vários são os fatores sócio-culturais que permitem a compreensão da atual conjuntura em que estão inseridas as instituições educativas que devem atender as crianças de 0 à 6 anos. É importante destacar, alguns deles nas duas últimas décadas foram inúmeros as modificações sócio-demograficas ocorridas em nossa sociedade em geral, e nas famílias em especial, também houve um grande aumento de produção de conhecimento cientifico, nas mais diferentes áreas-linguistica, historia, sociologia, antropologia, psicologia, entre outras. A respeito das especificidades das crianças nesta faixa etária; os movimentos da cidadania conquistaram direitos sociais e houve um avanço significativo no âmbito da lei e política publica que dão uma nova configuração para com a educação da criança.

Considerando que a arte de educar e de cuidar são características inerentes à raça humana, e que desde sempre houve uma preocupação em cuidar e educar as crianças desde cedo. Deste modo, presenciou-se também, além de sua importância, a educação infantil e as suas políticas, o que mostra especificamente a educação infantil nas creches e nas pré-escolas. Contudo, fez-se também necessário apresentar as propostas pedagógicas e práticas para o educador na creche e nas pré-escolas, já que são atuantes na educação básica, o que caracterizou e especificou ainda mais a importância desse local para a inserção da criança no mundo social e também na instituição escolar, posteriormente. Assim, apresentou-se as políticas até o ano de 1988, a Constituição Nacional vigente, de 1988, bem como as leis do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o RCN (Referenciais Curriculares Nacionais), apresentando também suas especificidades. Contudo evidenciou-se que assim como o ensino fundamental é de extrema importância para o desenvolvimento do indivíduo, já que ele é tido como essencial e obrigatório por lei, a educação básica, com o ensino nas creches e pré-escolas também tem a sua importância ímpar, já que tem por base todas as características inerentes à criança e é responsável por se desenvolvimento psicológico, intelectual e cognitivo.

3 - FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

A formação dos professores é um tema que tem ocupado um lugar central no debate acadêmico, ao mesmo tempo em que se faz cada vez mais presente em programas de governo e nos meios de comunicação. Esse destaque se dá especialmente a partir da década de 90, marcada por várias reformas, entre elas a da educação básica e da formação de seus professores. Os autores da reforma a proclamam como "inovadora", por tratar-se de indicações para a formação dos professores das três etapas da educação básica; esse fato tornou relevante investigar o conteúdo da inovação, especialmente no tocante ao professor de educação infantil.

A relação instituição de educação infantil com a família faz parte do desenvolvimento do trabalho do professor na educação da criança de 0 a 6 anos, especialmente na construção de vínculos afetivos, no compartilhar obrigações, posto que estabelece uma boa relação com a família está intimamente ligado com a acolhida da criança e a necessidade de um trabalho articulado. A criança requer olhar atento e ações comprometidas e articuladas por parte dos adultos que com ela convivem quer no espaço institucional quer no familiar, exercendo funções distintas. Além disso, os estudos sobre formação do professor de creche e pré-escola aos poucos têm se voltado para os saberes necessários ao trabalho docente e para a formação da identidade do professor da educação infantil.

Fazendo uma análise desse resgate histórico nos indagamos como será atualmente a concepção do profissional docente sobre a Educação Infantil, pois entendemos que esta influencia diretamente no seu fazer pedagógico.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Essa pesquisa foi realizada na Instituição de Ensino pública, localizada no bairro de Barra de Jangada no município de Jaboatão dos Guararapes, com uma turma de Grupo V- com crianças de até cinco anos.

O presente trabalho divide-se em três momentos: 1- Observação da sala de aula; 2 - Coleta de dados (Entrevistas) e 3 -  Análise das entrevistas.

1 - Observação da sala de aula

Esse estudo basea-se primeiramente, numa pesquisa etnográfica objetivando conhecer a concepção da professora acerca da importância da educação infantil. O processo de observação considerou os seguintes critérios: a relação professor-aluno, o conteúdo aplicado pelas docentes na aula observada.

2 ? Coleta de dados

A entrevista vem a corroborar com a análise do discurso das docentes para confrontarmos com a experiência de observação da sua prática pedagógica.

3 - Análise das entrevistas.

Para essa análise, tomaremos como base tanto a abordagem da "análise do discurso" como a "análise de conteúdos". Serão consideradas algumas estratégias discursivas utilizadas pelas professoras ao falarem de suas práticas de ensino (como elas falam), assim como os conteúdos de suas falas (o que elas falam), com base em Bardin (2000).

Além desse autor buscamos fundamentar nossa pesquisa nos conhecimentos epistemológicos discutidos no componente curricular, Educação Infantil e Currículo, ministrado pela professora Bruna Ferraz.

ANÁLISE DOS DADOS

Participaram da pesquisa duas professoras, na qual uma possui 05 anos de docência e a outra 08 anos, ambas na educação infantil. As docentes foram submetidas a uma entrevista semi-estruturada contendo perguntas pertinentes acerca do tema em questão. Diante de suas respostas traçamos um perfil comparativo (tabela 01).  Foram feitas uma observação para cada professora da pesquisa. Mesmo sendo na mesma escola e mesma seriação as turmas de apresentaram de maneiras diferentes quanto a presença dos observadores. Ficou evidente que a professora da turma A não mostrou à vontade com a presença dos observadores e que de, certa forma, forçou os alunos em uma atividade que não era costumeira. Propôs uma pesquisa de fotografias de animais presentes em jornais, um aluno perguntou se naquele dia não iriam desenhar, ela respondeu que não, que seria uma atividade diferente, entretanto ao apresentar-lhe os jornais os alunos não sabiam como manuseá-lo, alguns pisoteavam, uns amassavam, rasgavam, gerando assim a impaciência da professora. A otimização do trabalho foi realizada quando a professora sentou-se com os alunos e explicou como seria o trabalho com o jornal e o objetivo da atividade.

Já na turma da professora B os alunos estavam trabalhando massa de modelar que ela distribuiu para eles fazerem formas geométricas sólidos. Ela desenhava no quadro uma forma geométrica e os alunos iriam modelar os objetos que se aproximavam ou pareciam com a figura do quadro. Para finalizar a atividade a professora exposição para que todos os alunos mostrassem seu trabalho (e que cada artista deveria apresentar sua obra).

Como podemos observar as atividades propostas na educação infantil devem condizer com a proposta pedagógica prevista pela modalidade, proposta pedagógica da escola e os objetivos pressupostos para a formação dos alunos.

A prática da professora A revela que os alunos não têm acesso a uma diversidade de material na sala de aula. E que antes de trabalhar a atividade deve-se fazer uma explicação prévia dos objetivos das atividades.

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Como referenciar: "Concepção de Infância do Professor de Educação Infantil" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 27/04/2024 às 01:16. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/concepcaodeinfancia/index.php?pagina=3