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Gestão Escolar: Regulamentações, Definições e Organização (página 4)

Aproveitando as definições e concepções que os diretores colocaram, também trabalhamos a importância e o papel da comunidade escolar. Houve diversas respostas como participar abertamente nas das decisões  da escola, contribuir na inter-relação com a escola, pois assim os gestores saberão as necessidades da comunidade e o que pode ser feito  para melhorar a educação sem esquecer as necessidades básicas. Grande parte dos entrevistados colocou a participação nas decisões da escola e a participação na elaboração de projetos como o principal papel da comunidade escolar.

Será que a escola tem tomado medidas para estimular a participação da comunidade? Isso foi colocado para os gestores responderem acerca de suas escolas. O estímulo é fundamental para a comunidade, principalmente para os pais que, muitas vezes só se envolverem nas questões a respeito dos seus filhos e esquecem os trabalhos, problemas e projetos da escola que necessitam do apoio deles. Colocamos essas questões para os gestores no questionário. Nas respostas obtidas, 100% disseram que sim. A escola tem tomado medidas para estimular a participação da comunidade. Quais as principais medidas tomadas pelas escolas? Dentre as principais estão os avisos e convites aos pais, reuniões, palestras, convites para participar de decisões e através de cursos para colegiados.

Como já foi colocada a respeito da participação da comunidade na escola, a sua contribuição não se resume apenas a aceitação de convites ou participação em reuniões. É necessário assumir responsabilidades junto com a escola para avanças nos projetos e encarar os principais problemas que a escola pode enfrentar.

Considerações finais

Ao avaliarmos os dados da pesquisa realizada nas escolas de redes municipais e estaduais, verificamos que a gestão escolar ainda necessita de várias recapitulações acerca das concepções e definições dos gestores das escolas pesquisadas. A comunidade tem uma participação superficial na escola. Essa participação consiste em reuniões, palestras, etc. É de fundamental importância que a escola e a comunidade assumam compromissos e responsabilidades para avanças nos projetos, planejamentos, trabalhos, metas e encarar os principais problemas que a escola pode enfrentar na sua trajetória.

A pesquisa nos fez perceber como é importante que as escolas tenham uma gestão bem qualificada no processo de estrutura e organização da instituição. Lembramos que uma gestão qualificada precisa da contribuição da comunidade escolar. Sua participação intensa nos mais variadas questões do cotidiano da escola.

Afirmamos, enfim, que a gestão democrática e participativa; que a organização estrutural e administrativa das escolas; que a participação popular, precisa de um olhar mais bem apurado e crítico no que diz respeito, principalmente as regulamentações que vem de cima para baixo, bem como a própria estrutura social que está presente nos arredores das escolas.

Referências bibliográficas

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Como referenciar: "Gestão Escolar: Regulamentações, Definições e Organização" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 17/05/2024 às 03:13. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/definicogestaoescolar/index.php?pagina=3