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Disciplina e Indisciplina na Escola - Fundamentada nas Teorias Piagetianas (página 4)



5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A referência deste estudo foi baseada nas teorias de Jean Piaget, de modo a compreender a questão do desenvolvimento humano e como se dá cada estágio durante cada faixa etária levando em conta as relações que o indivíduo tem com o objeto de estudo a conhecer.

A área do conhecimento é muito ampla, pois de acordo com cada fase da vida da criança esta poderá construir esse conhecimento gradativo onde o meio social, afetivo e educacional estará no trabalho conjunto para auxiliar a criança a construir suas hipóteses e trabalhá-las ativamente sobre tais conceitos.

Para contribuição aos educadores a importância do senso crítico do aluno em face às atividades executadas na busca do conhecimento.

As pesquisas sobre as teorias de Piaget, nos mostra como desenvolver a inteligência da criança respeitando as características do crescimento e da maturação na aquisição dos conhecimentos, dando maior ênfase aos estímulos para melhor desenvolvimento do indivíduo.

Portanto, a ausência de disciplina na criança, está voltada mais para a heteronomia, pois é durante esta etapa que ela se mostra mais egocêntrica e autoritária, partindo para a autonomia e aceitando as regras sem que haja cobranças externas. Torna-se necessária a contribuição e valorização da coletividade para contribuir para a construção da autonomia e desenvolvimento intelectual da criança no intuito de formar uma sociedade justa e democrática.
 
REFERÊNCIAS

ANTUNES, Celso. Professor bonzinho aluno difícil: A questão da indisciplina em sala de aula. 5ª. Ed. Petrópolis: Vozes, 2006. p. 64.

CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da Aprendizagem. 8ª. Ed. Petrópolis: Vozes 1980. p. 304.

FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS - FIP. Manual de normas Técnicas (ABNT) - 2010. p. 36.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários a prática educativa. 37ª Ed. São Paulo. Paz e Terra. 1996, p. 21-45; p. 148.

LA TAILLE, Yves et. alii. Piaget, Vygotsky, Wallon. Teorias Psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992. p. 120.

LA TAILLE, Yves et.al: Indisciplina: ética, moral e ação do professor. Disciplina. 3ª ed. São Paulo: Mediação 2006. p. 96.

LA TAILLE, Yves. Prefácio. In PIAGET, J.: A construção do real na criança. 3ª ed. São Paulo: Ática, 1996. p. 392.

PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. 4ª edição Rio de Janeiro: Zahar, 1982. p. 390.

TERRA, Márcia Regina. O desenvolvimento humano na teoria de Piaget. Disponível em: http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicaçoes/textos/d00005.htm. Acesso em: 05/01/12.

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Como referenciar: "Disciplina e Indisciplina na Escola - Fundamentada nas Teorias Piagetianas" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 17/05/2024 às 07:54. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/disciplinaindisciplina/index.php?pagina=3