Você está em Artigos

Estágio em EJA: Algumas Reflexões (página 5)

As salas são amplas, com alguns trabalhos confeccionados pelos discentes, entretanto é pouco arejada, há salas de aula e materiais das mesmas necessitando de reforma. A instituição possui pouco material eletrônico, apenas um equipamento de som, um televisor e um DVD, não há microcomputadores. Não há sala própria para uma biblioteca, mas percebe-se um bom e diversificado acervo, com livros didáticos, revistas, livros de literatura infantil e juvenil.

4. Considerações Finais

Após a realização deste estágio de observação nota-se a preocupação com a construção de um currículo para a Educação de Jovens e Adultos, Já que o objetivo primeiro da EJA é propiciar ao educando condições para viver em sociedade acima de tudo. No entanto, As práticas em sala de aula, na escola pesquisada, revelaram que o currículo é tratado simplesmente como conhecimento a ser aprendido. Apesar do discurso de que os alunos não devem decorar os conteúdos, algumas atividades e a relação pedagógica dizem exatamente o contrário. O currículo real revela as identidades sociais que são construídas na escola: alunos receptores passivos de um conhecimento que o livro didático institui como legítimo e que a escola muitas vezes aplica sem questionar.

Pode-se perceber que há uma intencionalidade de adotar metodologias inovadoras, mas a preocupação em cumprir o programa curricular estabelecido, torna o tradicionalismo facilmente aplicável, pois o mesmo já vem pronto, só a apenas que se transmitir.

Apesar das mais variadas práticas do currículo único em sala de aula os alunos tentam organizar-se de forma em que se sintam melhor, relacionando-se entre si, construindo conhecimentos e identidades uns com os outros, além das amizades conquistadas.

Portanto, é necessário que se ressignifique a escola, de forma que ela se insira no mundo contemporâneo. A EJA precisa oferecer aos seus educandos a possibilidade de construir o seu conhecimento, levando em consideração a realidade deste, sua condição de adulto, cidadão, que atua ativamente na sociedade. 

REFERÊNCIAS

ANDRADE, Eliane Ribeiro. Os jovens da EJA e a EJA dos jovens. In: BARBOSA, Inês O., PAIVA, Jane (orgs.). Rio de Janeiro: DP&A, 2004. Disponível em: http://www.forumeja.org.br/files/Programa%203_0.pdf . Acessado em 11 de Novembro de 2010.

ANTUNES, Helenise Sangoi. Kurzawa, Gléce. O Desafio da Construção do Currículo Na Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: http://www.alb.com.br/anais15/alfabetica/AntunesHeleniseSangoi.htm. Acessado em 20 de Novembro de 2010.

APPLE, Michael. Professores e textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

ARROYO, Miguel. Educação básica de Jovens e Adultos, Escola Plural. Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, 1996.

BERNSTEIN, Basil. On the classification and framing of educacional knowledge. IN: YOUNG, Michael. Knowledge and control: new directions for the sociology od education. Londres: Collier MacMillan, 1971.

CAFÉ, Maria Helena Barcellos. Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos: realidade em construção no município de Goiânia. In RAAAB ? Alfabetização e cidadania, n. 4, S. Paulo, dezembro, 1996 p. 55-56.

FERNANDES, Dorgival Gonçalves. Alfabetização de Jovens e Adultos: Pontos críticos e desafios. Porto Alegre: Mediação, 2002.

HARPER...et al. Cuidado, Escola: desigualdades, domesticação e algumas saídas./ apresentado por Paulo Freire; com a colaboração de Monique Séchaud Raymond Fonvieille.(tradução Leticia Cotrim). São Paulo: Brasileiense, 2000.


MORIN, Edgar. Os sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. 3ª. Ed. - São Paulo - Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2001. NÓVOA, Antonio. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, Antônio. (Org.). Vidas de professores. Porto, Porto Editora, 1992.p.11-30.

SACRAMENTO, Ivonete. A educação de jovens e adultos. publicado em: 07/02/2008. Disponível em: http://www.webartigos.com/authors/1595/Ivonete-Sacramento . Acessado em 11 de Novembro de 2010.

ILVA, Andréia Maciel da. Educação de Jovens e Adultos (Eja) No Brasil. publicado em: 17/07/2009. Disponível em: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/educacao-de-jovens-e-adultos-eja-no-brasil-1046328.html. Acessado em 18 de Novembro de 2010.

 

Anexos

ESCOLA MUNICIPAL MANOEL JANUÁRIO CARVALHO

 

 


 

Clique aqui para avaliar este artigo

Voltar para seção de artigos

Anterior  

Voltar para a primeira página deste artigo

Como referenciar: "Estágio em EJA: Algumas Reflexões" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 07/05/2024 às 01:02. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/ejaestagio/index.php?pagina=4