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A Geometria do Futebol: um Facilitador no Ensino Aprendizagem (página 11)


3 METODOLOGIA

O presente trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica.

Tal pesquisa foi feita em sites, livros, periódicos, artigos científicos, na biblioteca do Centro Universitário de Lavras (UNILAVRAS), na biblioteca pública municipal da cidade de Perdões / MG e em acervo particular.

Foi feita uma análise criteriosa do material selecionado.

O período de realização do trabalho foi de fevereiro de 2007 a junho de 2008.


4 CONSIDERAÇÕES GERAIS

Para mudarmos a visão dos alunos sobre a Matemática, considerada por eles uma disciplina chata, difícil, desinteressante, é preciso torná-la prazerosa, útil e interessante.
Segundo D?AMBRÓSIO (2001), o grande desafio que nós, educadores matemáticos, encontramos é tornar a Matemática interessante, isto é, atrativa, relevante, isto é útil e atual, isto é, integrada no mundo de hoje.

Já FAINGUELERNT(2004), diz que a Educação Matemática que queremos é aquela que se estenda muito além dos muros da escola do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do Ensino Superior.

Como podemos perceber ambos dizem que só conseguiremos alcançar o nosso objetivo de tornar a Matemática uma ciência gostosa e interessante quando torná-la aplicada, mostrando suas aplicações principalmente fora da escola, na vida real do aluno.

No caso específico da Geometria plana, por exemplo, esta enfrenta vários problemas que atrapalha o aprendizado do aluno. Segundo MANRIQUE (2004), alguns livros didáticos deixam a desejar pois os problemas geométricos propostos por estes, privilegiam resoluções algébricas, e poucos exigem raciocínio dedutivo ou demonstração. E ainda, quase não existe a passagem da Geometria empírica ( Geometria de experiências, observações ), para a Geometria dedutiva, além de poucos trabalhos focarem a leitura e a interpretação de textos matemáticos. Pavanello citado por Nascimento (2004), vai além, dizendo que outro fator importante é o tempo, ou seja, em algumas escolas o conteúdo geométrico é tratado apenas no final do livro didático e muitas vezes não dá tempo para ver o conteúdo, e quando sobra tempo, o mesmo não é visto completo e tem ficado relegado a um plano secundário.

Uma forma de se melhorar esta questão do tempo é intercalar as aulas de Geometria com as de Matemática, não deixando a Geometria para o final do ano. Como vimos existem vários fatores que atrapalham o aprendizado do aluno e contribuem para que ele se afaste cada vez mais da Geometria. Mas existem meios para revertemos esse quadro, principalmente mostrando a importância da Geometria e isso é possível com criatividade.

 Lorenzato (1995) diz que a Geometria tem função essencial na formação dos indivíduos, pois possibilita uma interpretação mais completa do mundo, uma comunicação mais abrangente de idéias e uma visão mais equilibrada da Matemática. Já Hershkowitz citado por Fainguelernt (1999), diz que a Geometria é o ponto de encontro entre a Matemática como teoria e a Matemática como um recurso, ou seja, a Geometria é a ponte, a ligação do conteúdo teórico e o conteúdo prático.

Podemos considerar também que a Geometria está sempre presente em nossas vidas, é só olharmos nosso cotidiano, sempre tem uma figura geométrica, um ângulo, uma área, um volume para ser calculado, uma medida para ser transformada e um espaço para ser inovado. Isso é possível com a ajuda da Geometria.

Para tornar o ensino mais aplicado, mais acessível para o aluno, de forma que ele consiga usar a Matemática e a Geometria como uma ferramenta que irá ajudá-lo na sua caminhada, a linguagem desempenha um papel importante na constituição deste conhecimento. Freitas citado por Zuchi (2004), diz que ao mesmo tempo em que a linguagem é um fator importante para o desenvolvimento mental da criança, exercendo uma função organizadora e planejadora do seu pensamento, ela tem também uma função social e comunicativa.

Pois muitas vezes o professor falando uma linguagem muito científica não consegue passar a informação para o aluno, já o colega de classe, às vezes falando uma linguagem mais simples, consegue lhe transmitir o que o professor desejava.
Nosso objetivo é mostrar uma Geometria mais aplicada, mais prática, mostrando que se pode ensinar Geometria plana em parceria com um esporte que é paixão nacional, o futebol.

 Segundo (FILLOS, 2006), a Geometria está em todos os lugares, principalmente nos campos e nas quadras de futebol. Já Morelli citado por Corrêa (2001), fala sobre a Geometria da bola e seu formato, formada por um icosaedro truncado. Silva ( 2004 ), fala sobre a Geometria aplicada no campo de futebol e algumas curiosidades interessantes, como área do campo de jogo, área do círculo central, as figuras geométricas encontradas no campo,  e ainda mostra vários esquemas de times de todo o mundo e as figuras geométricas formadas por estes esquemas.

Como podemos observar os três autores falam dos conceitos matemáticos aplicados ao futebol e algumas curiosidades, que muitas vezes não notamos. Deste modo podemos tornar o ensino da Matemática, ou seja, da Geometria mais atraente, mais útil, mais interessante e instigante ao aluno. Aprendendo Geometria e ao mesmo tempo descobrindo os encantos de um esporte que é a paixão da maioria dos brasileiros.

 
5 CONCLUSÃO

Neste trabalho concluímos que:
A Matemática, em particular a Geometria é uma ferramenta para interpretação da nossa vida. E para se chegar aos resultados esperados de uma aprendizagem satisfatória, é necessário tornar a Matemática uma ciência prática, útil, interessante e principalmente aplicada ao cotidiano. Através de uma partida de futebol e de suas características, todas estas associadas a Geometria, podemos tornar o ensino da Matemática mais interessante.

Assim é necessário imaginação e inovação por parte dos educadores para se trabalhar a Matemática associada ao dia ? a ? dia do aluno. E agora já sabemos que os esquemas táticos são formados por várias figuras geométricas, ou seja, vários polígonos.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BONGIOVANNI, V.; VISSOTO, O.R.L.; LAUREANO, J.L.T.; Matemática e Vida:  5ª Série, 1ªed., São Paulo: Editora Ática, 2002.

CORRÊA, Roseli de Alvarenga. "Por dentro da bola", Reflexões sobre a prática pedagógica do professor de matemática. Revista da Sociedade Brasileira de Matemática. São Paulo, ano 8, n. 11, p. 34-40, dez. 2001

D?AMBRÓSIO, Ubiratan. Desafio da Educação Matemática no novo milênio. Revista da Sociedade Brasileira de Matemática, São Paulo, ano 8, n. 11, p. 14-17, dez. 2001

DOLCE, O., POMPEO, J.N. Fundamentos de matemática elementar 9: geometria plana. 7. ed. São Paulo: E. Atual, 1993. ISBN 85-7056-268-3.

FAINGUELERNT, Estela Kaufman. Entrevistador: Educação Matemática em Revista. Revista da Sociedade Brasileira de Matemática, São Paulo, ano 11, n. 16, p. 4-7, maio 2004. Entrevista.

FAINGUELERNT, E. K.; Educação Matemática: Representação e Construção em geometria. Porto Alegre: Artmed, 1999.

FILLOS, Leoni Malinoski. O ensino da geometria: depoimentos de professores que fizeram história. Disponível em: <http://www.fae.ufmg.br/>. Acesso em:  23 mar. 2007.

FURUYA, Yolanda K.S.; A estrutura poliédrica da bola de futebol. Disponível em: <http://www.dm.ufscar.br/>. Acesso em: 28 fev. 2007.

LORENZATO, S. Por que não ensinar Geometria? In: Educação Matemática em Revista ? SEBM 4, p. 3-13, jun. 1995.
MAIA, Lícia de Souza Leão. O ensino da Geometria: Analisando diferentes representações. Revista da Sociedade Brasileira de Matemática, São Paulo, ano 7, n. 8, p. 24-33, jun. 2000.

MANRIQUE, A.L.; SILVA, M.J.F.; CAMPOS, T.M.M.; A geometria no ensino fundamental: reflexões sobre uma experiência de formação envolvendo professores e alunos. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo> Acesso em:  21 mar. 2007.

NASCIMENTO, Hugo Leandro et al. O abandono do ensino de geometria e suas implicações no ensino fundamental. Disponível em: <http://www.sbempaulista.org.br/epem/> . Acesso em: 22 mar. 2007.

OLIVEIRA, L. A. G. et al; Normas para elaboração de trabalhos científicos. Lavras: UNILAVRAS, 2004.

SILVA, C.E.; IVAN, C.G.; CARDOSO, L.; Olimpíadas, Futebol e Matemática. Disponível em: <http://www.somatematica.com.br/trabalhos>.   Acesso em:     20 mar. 2007.

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SOMATEMÁTICA. Disponível em <http://www.somatematica.com.br/> Acesso em: 01 jun. 2008.

WIKIPEDIA, A enciclopédia livre. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/> Acesso em: 01 abr. 2007.

ZUCHI, Ivanete. A importância da linguagem do ensino de Matemática. Revista da Sociedade Brasileira de Matemática, São Paulo, ano 11, n. 16, p. 49-54, maio 2004.

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Como referenciar: "A Geometria do Futebol: um Facilitador no Ensino Aprendizagem" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 15/05/2024 às 11:19. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/geometriafutebol/index.php?pagina=10