Você está em Artigos

A Geometria do Futebol: um Facilitador no Ensino Aprendizagem (página 10)


2.5.4.9 O Mônaco de 1996.


Figura 34: Mônaco de 1996

 O Mônaco adotou um 4-4-2 ( quatro zagueiros, quatros jogadores de meio campo e dois atacantes ) um pouco diferente. Jogavam com uma linha de quatro zagueiros atrás, no meio campo tinha outra linha de três jogadores formando assim um trapézio e no ataque dois jogadores se movimentavam com a ajuda de um quarto homem de meio campo , formando dois triângulos isósceles.

2.5.4.10 A Juventus de 1997.


Figura 35: Juventus de 1997

 A equipe, quando atacada, defendia-se com os 3 zagueiros, formando um triângulo isósceles, juntamente com os dois laterais ou alas e os dois volantes formando um trapézio isósceles no meio campo. Já o ataque era formado por três jogadores formando assim um triângulo escaleno.

2.5.4.11 A Noruega de 1998.


Figura 36: Noruega de 1998

O técnico Egil Olsen mostrou sua equipe num 4-5-1, com o meio campo e a defesa jogando em linha, com essa formação podemos observar um retângulo formado pela linha de quatro zagueiros e pela linha de cinco jogadores de meio campo. Já o ataque só tinha um jogador que formava um triângulo isósceles com o meio campo.

Anterior   Próxima

Voltar para a primeira página deste artigo

Como referenciar: "A Geometria do Futebol: um Facilitador no Ensino Aprendizagem" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 29/04/2024 às 01:50. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/geometriafutebol/index.php?pagina=9