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Gestão Democrática: Fatores que Dificultam a Realização (página 3)

Resultados

Por meio das observações e análises foi possível perceber que a gestão democrática participativa está longe de acontecer com efetividade.

Nas três escolas pesquisadas, ficou nítido que poucos são os que buscam a verdadeira democracia. Ficou claro que inúmeros são os fatores que dificultam a concretização da prática, porém o inesperado é que dentre esses fatores o maior é criado dentro do próprio ambiente escolar.

Discussão

Os gestores consideram grande parte de suas práticas como democráticas, mas analisando o contexto de suas falas fica explícito que apesar da democracia, o lado autoritário construído pela cultura escolar, é o que permanece.
Preocupados com o bem material das escolas, com o corpo docente e com os alunos, muito se planeja, mas esta gestão esquece a importância que a comunidade tem com a escola mantendo uma postura rígida e distante o que de certa forma fecha as portas para a democracia participativa.

A comunidade por sua vez, grande parte enquadrada na classe de trabalhadores não se faz presente, por outro lado os outros que poderiam estar participando ativamente, não conhecem o direito que tem no exercício das práticas democráticas. Os poucos que participam, ficam restritos ao conselho participativo de classe e escolar, tendo como estes um único meio de participar nas tomadas de decisão.

Por fim, vimos que muito ainda falta por parte da gestão escolar na busca da representatividade social. A gestão democrática participativa ainda está por vir, para isso é necessário que os portões da escola sejam abertos, não somente para a comunidade entrar, mas principalmente para a equipe gestora sair e conhecer a realidade social que cerca a escola.

Conclusão

O estudo realizado para a construção desse trabalho nos permitiu ver que as dificuldades encontradas na realização da democracia estão não somente em fatores externos a escola, mas sim nasce dentro dela mesmo.

Antes, tínhamos a concepção que muitos têm de pensar que a falta da participação da comunidade se dá pela falta de interesse da própria nas práticas escolares, atualmente já reconhecemos que essa visão é apenas uma cortina que esconde os verdadeiros obstáculos que dificultam a relação escola - comunidade.

Muito da teoria foi relacionado à prática, durante as observações conseguimos construir reflexões partindo da teoria já estudada na bibliografia chegando a conclusões do que devemos realmente fazer quando futuramente estivermos no papel de gestores.

O método da pesquisa, a abordagem qualitativa etnográfica enriqueceu nos permitiu a relação teórico prática, pois tivemos contato direto com a estrutura organizacional da escola e seu funcionamento, estabelecendo diálogos com os gestores, professores, alunos e pais.

A prática observada nos serviu como ponto de partida para pensar no que podemos fazer de diferente para talvez começar a mudar a visão que as pessoas têm da gestão da escola e principalmente a visão que a gestão da escola tem sobre a comunidade, buscando um trabalho em que todos estejam juntos na busca do bem comum que é a educação.

Trazer a comunidade para perto de nós é um trabalho intenso que exige doação para ouvir, compreender e conhecer as necessidades do povo. Talvez seja hora de deixar de lado as hipóteses e ver que não se trata de uma utopia, mas sim algo realizável em longo prazo que depende unicamente de todos.


Referências


- CASTRO, Celso Antônio Pinheiro. Sociologia geral. São Paulo: Atlas, 2000.

- MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1984.

- HORA, Dinair Leal da. Gestão democrática na Escola: Artes e ofícios de participação coletiva. Campinas, SP: Papirus, 1994.

- PARO, Vitor Henrique. Gestão Democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 2002.

- COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Moderna, 2005.

- VIEIRA, Evaldo. Sociologia da educação: reproduzir e transformar. São Paulo: FTD, 1994.

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Como referenciar: "Gestão Democrática: Fatores que Dificultam a Realização" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 03/05/2024 às 09:13. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/gestao_democratica_fatores/index.php?pagina=2