Você está em Artigos

A Magia da Litratura Infantil (página 2)

Outra autora que contribui muito é a Ana Maria Machado. Ela tem mais de 100 livros publicados em território nacional e 18 publicações internacionais. Por esses motivos, que ela se tornou hors-concours dos prêmios da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil). Um dos seus livros que mais faz sucesso é o "Menina Bonita do Laço de Fita", o qual foi criado, através de uma brincadeira entre ela  e sua filha.
 
Existem muitas outras personalidades como o Ziraldo, a Ruth Rocha, a Lygia Bojunga, Fernanda Lopes de Almeida, Eva Furnari, Sylvia Orthof... Também a Tatiana Belynki, que mesmo não tendo nascido no Brasil representa o país com muito respeito à terra que a acolheu desde cedo. Um dos seus livros mais conhecidos é "A Cesta da Maricota" e "O Grande Rabanete", o qual faz com que as crianças sintam muito prazer em comer o rabanete.


3.1 A HORA DO CONTO E O PAPEL DA EDUCAÇÃO

Tratando-se de contação de contação de histórias, Fanny Abramovich (2003, p. 24) menciona que "O livro da criança que ainda não lê é a história contada":


Ouvir histórias é viver um momento de gostosuras, de prazer, de divertimento dos melhores... É encantamento, maravilhamento, sedução... O livro da criança que ainda não lê é a história contada. E ela é (ou pode ser)ampliadora de referenciais, poetura colocada, inquietude provocada, emoção deflagrada, suspense a ser resolvido, torcida desenfreada, saudades sentidas, lembranças ressuscitadas, caminhos novos apontados, sorriso gargalhado, belezuras desfrutadas e as mil maravilhas mais que uma boa história provoca...

Uma Hora do Conto bem trabalhada pode provocar muitas maravilhas numa criança. Desde que a história seja bem planejada e de domínio do contador. Pois, se a pessoa que contará a história não tiver conhecimento de requisitos básicos como o assunto, os personagens, por exemplo, poderá provocar nos ouvintes uma grande dispersão. Dessa maneira a história se perde e as crianças ficam sem o interesse.  Mas, se a pessoa conhece bem a história, conseguirá pender a atenção do início ao final. Como por exemplo, se a história ?O Grande Rabanete (Tatiana Belynki) é contada, através de imagens sem palavras, as crianças se prendem nelas e prestam atenção, porque querem descobrir a próxima cena desta.

A Hora do Conto é um momento especial, cujo objetivo deve ser incentivar o hábito da leitura. Isto, porque um bom contador deve preocupar-se em passar informações da história para as crianças (título, autor, ilustrador, editora...) para que elas possam procurar o livro de onde esta saiu. E estes são fatores que incentivam a pesquisa e para pesquisar temos que ler.

Os familiares e educadores devem se interessar por todos os fatores citados acima. Mas, só conseguem bons resultados aqueles que persistem. Ou seja, ambos ao tentar incentivar a leitura devem dar exemplos, nem que deixem um livro em cima da mesa, apenas para a criança saber que no ambiente em que ela está inserida, as pessoas além de convidá-la a participar de momentos de leituras e de contação, também gostam de ler. Essa é uma maneira de mostrar a ela, através de um pequeno gesto o quanto a leitura é importante e divertida.

A escola deve promover circunstâncias com as mencionadas anteriormente. Convidando os seus alunos a estar participando de momentos de leitura e contação de histórias na biblioteca. Podendo até mesmo convidar os pais dos alunos a participar de situações diversificadas com essas, fazendo projetos e gincanas que estimulem o gosto pelos mais diversificados gêneros literários. Pois, existe a poesia, os contos, os voltados para cada turma... Tudo isso, fará com que a comunidade escolar participe mais da escola.

Anterior   Próxima

Voltar para a primeira página deste artigo

Como referenciar: "A Magia da Litratura Infantil" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 26/04/2024 às 02:11. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/magiadaliteratura/index.php?pagina=1