Artigos Pedagógicos
  Avaliação Educacional
  Escola Digital
  Educação a Distância
  Educação Inclusiva
  Educação Infantil
  Estrutura do Ensino
  Filosofia da Educação
  Jovens e Adultos
  Pedagogia Empresarial
  Outros Assuntos
 História da Educação
 Linhas Pedagógicas
 Metodologia Científica
 Projetos/Planejamento
 Biografias
 Textos dos usuários

 Listar Todas
 Por Níveis
  Educação Infantil
  Ensino Fundamental I
  Ensino Fundamental II
 Por Disciplinas
  Matemática
  Língua Portuguesa
  Ciências
  Estudos Sociais
  Língua Inglesa
  Língua Espanhola

 Jogos On-line
 Desenhos para Colorir
 Contos e Poesias

 Glossário
 Laifis de Educação
 Estatuto da Criança
 Indicação de Livros
 Links Úteis
 Publique seu Artigo
 Fale Conosco

 
Busca Geral

 

  
A Importância da Metodologia do Trabalho Acadêmico no Ensino Superior

Autor: Sheila Mayzanyela da R. Braga
Data: 16/03/2012

RESUMO

Este trabalho objetiva analisar a importância da metodologia do trabalho acadêmico no ensino superior e quais os benefícios que essa disciplina oferece na vida acadêmica do aluno, uma vez que, observa-se que alunos recém chegados a Universidade têm dificuldades ou desconhecem regras básicas de elaboração de trabalhos científicos. Objetiva-se com esse estudo conhecer os vários tipos de metodologias usadas pelos acadêmicos no nível superior, identificar a importância da metodologia adotada pelas Instituições para o desenvolvimento das praticas acadêmicas e didáticas no ensino superior, para a formação de profissionais capazes de produzir trabalhos embasados em pesquisas cientificas e empíricas, pois, a metodologia almeja levar o aluno a comunicar-se de forma correta, inteligível, demonstrando um pensamento estruturado e convincente, através de regras que facilitam e estimulam à prática da leitura, da análise e interpretação de textos e conseqüentemente a formação de juízo de valor, crítica ou apreciação com argumentação coerente. A tipologia a utilizada neste trabalho foi a pesquisa documental e de campo, os meios de investigação utilizados foram visitas técnicas, pesquisas bibliográficas e questionários com perguntas fechadas. Através deste estudo foi possível identificar e avaliar o quanto essa disciplina e fundamental para as praticas acadêmicas nas Instituições de ensino superior. 

1 INTRODUÇÃO

Diversos segmentos da educação vêm discutindo a aplicação mais cedo da Metodologia Científica no meio educacional, a partir da exigência das normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, já no ensino fundamental, para que desta forma o aluno possa despertar o interesse pela leitura e na organização das suas ideias. Assim, ao chegar na Universidade estará mais apto a realizar os trabalhos acadêmicos, não engrossando as estatísticas de deficiência e baixa qualidade na elaboração de trabalhos acadêmicos pelos universitários.

Este estudo objetiva conhecer os vários tipos de metodologias usadas pelas Instituições acadêmicas no nível superior assim como identificar a importância da metodologia que cada Instituição adota para o desenvolvimento das práticas acadêmicas e as contribuições dessa disciplina para a formação de profissionais capazes de produzir trabalhos fundamentados em pesquisas cientificam, pois, a metodologia almeja levar o aluno a comunicar-se de forma inteligível, demonstrando um pensamento estruturado, plausível e convincente, através de regras que facilitam e estimulam à prática da leitura, da análise e interpretação de textos e conseqüentemente a formação de juízo de valor com argumentação plausível e coerente e conseqüente fulga do senso comum. A necessidade do estudo em questão pode ser considerada na medida em que ela irá abordar a importância da disciplina de Metodologia Científica no desenvolvimento técnico, ideológico e científico do aluno de nível superior melhorando a sua produtividade e a qualidade das suas produções. A Metodologia estuda os meios ou métodos de investigação do pensamento correto e do pensamento verdadeiro, e procura estabelecer a diferença entre o que é verdadeiro e o que não é, entre o que é real e o que é ficção (OLIVEIRA, 1997).

2 METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO

A Metodologia Científica, mais do que uma disciplina, significa introduzir o discente no mundo dos procedimentos sistemáticos e racionais, base da formação tanto do estudante quanto do profissional, pois ambos atuam, além da prática, no mundo das ideias. Podemos afirmar que a prática nasce da concepção sobre o que deve ser realizado e qualquer tomada de decisão, fundamenta-se naquilo que se afirma como o mais lógico, racional, eficiente.

Metodologia do trabalho acadêmico trata-se de um estudo sobre um tema especifico ou particular, com suficiente valor representativo e que obedece a rigorosa metodologia. Investiga determinado assunto não só em profundidade, mas também em todos os seus ângulos e aspectos, dependendo dos fins a que se destinam. (SALOMAN 1999).

Dentre os vários tipos de metodologia podemos elencar as principais modalidades de trabalhos acadêmicos: artigo e uma publicação ou parte de um trabalho maior, com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento; dissertação e um estudo teórico de natureza reflexiva, que consiste na ordenação de ideias sobre um determinado tema.

  Próxima

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

 

Sobre Nós | Política de Privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2008-2014 Só Pedagogia. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Grupo Virtuous.