Você está em Artigos

Modelagem Matemática no Ensino de Funções Polinomiais do 2º Grau

Autor: Leonardo Dourado de Azevedo Neto
Data: 17/12/2010

Resumo:

Buscamos através da vivência do cotidiano escolar aperfeiçoar os saberes por meio da elaboração de propostas pedagógicas, de observações, análises, aplicações, e considerações a respeito dos estudos realizados. Tais acontecimentos ocorreram em uma unidade pública de ensino, situada na cidade de Catalão - GO, instituição esta conhecida por Colégio Estadual "João Netto de Campos". Desenvolvemos o estágio, especificamente, em uma turma de 1ª série, do ensino médio, sendo que, no primeiro momento, que se estendeu por todo o primeiro semestre, eramos observadores e auxiliadores da professora supervisora, e no segundo momento, já no terceiro bimestre, desenvolvemos a regência. Visando o aprendizado dos alunos propusemos uma metodologia baseada na modelagem matemática envolvendo o ensino de funções polinomiais do 2° grau. Para tentar obter participação dos alunos nas aulas utilizamos métodos como: aulas dialogadas e aulas expositivas com utilização de cartazes. Ao final do trabalho percebemos que houve uma maior participação nas aulas. Sendo assim, a busca por mudanças na prática pedagógica do docente e extremamente necessária para obtenção de sucesso no processo de ensino e aprendizagem.

Introdução

A matemática, desde a Antiguidade, é utilizada pelos homens para facilitar a vida e organizar a sociedade. Sabe-se, que a matemática está presente em várias áreas de conhecimentos como Medicina, Física, Química, dentre outras. Percebe-se que a matemática assim como, as outras formas de conhecimento, está em permanente evolução. Mesmo assim, o ensino tradicional ainda possui algumas falhas, que acabam deixando de aproveitar várias formas de ensinar matemática, relacionado-a com o cotidiano dos alunos. Por isto, é necessário estar sempre propondo novas metodologias de ensino, que se adaptem ao conteúdo a ser ensinado, possibilitando assim um melhor desenvolvimento do ensino-aprendizagem. Ao pensar numa metodologia de ensino que relacionasse a matemática com o cotidiano dos alunos, resolvemos adotar a modelagem matemática como proposta pedagógica, por acreditar que esta metodologia desenvolve nos alunos a capacidade de ler, interpretar, compreender, prever e simular determinadas via de acontecimentos, tentando traduzir situações reais para uma linguagem matemática.

Ao estudarmos modelagem matemática, dois pontos são fundamentais: aliar o tema a ser escolhido ao cotidiano dos alunos e aproveitar as experiências extra-classe do educando como ponto de partida para o trabalho do professor em sala de aula. Assim, no período de regência, usamos a modelagem matemática para aplicar o conteúdo de funções polinomiais do 2º grau. Para tanto, trabalhamos com um problema que visava calcular a área total de caixas retangulares após terem todos os seus lados expandidos igualmente, ou seja, após as medidas dos lados serem aumentados igualmente. Todas as caixas trabalhadas tinham o formato de um paralelepípedo retângulo.

Usamos como suporte o livro didático do Gelson Iezzi (Matemática: ciência e aplicações), pois este livro apresenta muitos exemplos de aplicação da Matemática a outras ciências e a realidade dos alunos. Além disso, buscamos como alternativas de ensino aulas dialogadas, com utilização de materiais concretos como: cartazes, caixas retangulares, dentre outros.

As Atividades, as Competências e os Conteúdos a serem Abordados

Buscando maior interesse na aprendizagem de matemática, o professor deve procurar desenvolver atividades atrativas sejam em grupos ou individuais. Tais atividades podem ter resultados satisfatórios, desde que o professor proporcione espaço para a participação, questionamento, investigação e argumentação dos alunos.

Segundo MENEZES (2007: p.35), "as crianças são curiosas por natureza, mas só aprendem se tiverem espaço para a participação. E isso só existe quando há conversa, fala e argumentação e não um ambiente de apatia".

Com referência ao conteúdo sobre funções polinomiais do 2º grau o professor pode trabalhar: com pesquisas, visando incentivar os alunos quanto a busca de conhecimentos; com problemas/desafios tendo em vista o objetivo de atiçar a curiosidade dos alunos e melhorar o raciocínio lógico, tais problemas podem ser baseados em situações que os alunos convivem no dia a dia.

Ao trabalhar com os alunos o conteúdo sobre funções polinomiais do 2º grau, enfocamos a importância do estudo destas funções na matemática. Procuramos ainda, fazer um elo entre o estudo de funções e a vida cotidiana dos alunos. Para isto, adotamos a modelagem matemática como metodologia de ensino e aplicamos-a no estudo de áreas de embalagens retangulares. Sabe-se que a modelagem matemática pode ser usada em qualquer nível do ensino, isto por ser uma metodologia eficiente no processo de ensino-aprendizagem.

  Próxima
Como referenciar: "Modelagem Matemática no Ensino de Funções Polinomiais do 2º Grau" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 02/05/2024 às 09:54. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/modelagemmatematica/index.php