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Pedagogia da Contribuição das Forças Universais (página 3)


Duas forças teóricas da educação brasileira, o construtivismo e o tecnicismo

As duas correntes pedagógicas amplamente conhecidas e consideradas distintas até mesmo opostas que de certa maneira proporcionaram resultados positivos na educação brasileira das últimas décadas são o tecnicismo e o construtivismo.

O tecnicismo, que oferece o uso da velocidade e eficiência da técnica no ensino em larga escala, com foco na produtividade sem a preocupação da reflexão ou crítica, em contra partida, o construtivismo, onde a reflexão crítica e a emancipação humana são considerados o foco da aprendizagem através da construção saber.


A ideologia da escola pública e da privada

A escola pública, dirigidas pelas grandes secretarias vinculadas a interesses políticos, desde meados dos anos 90, aderiram incondicionalmente ao construtivismo, desde então iniciou-se uma luta incessante pela responsabilidade social com a melhoria da qualidade da educação. Realmente houve mudanças e soluções, mas apareceram outros tipos de problemas ainda mais graves do que antes, após alguns anos de sua implantação, frequentemente alunos atravessavam o ensino fundamental sem saber ler e escrever, e outros saem do ensino médio, sem a capacidade de resolver cálculos ou escrever redações simples. Em suas defesas, os adeptos ferrenhos do construtivismo alegaram que no começo, o construtivismo foi "mal interpretado" em deixar os alunos a vontade em suas aprendizagens, mas após uma profunda reflexão de tudo que havia acontecendo os dirigentes educacionais mudaram o enfoque de trabalho, e transformaram o construtivismo em uma forma condicionante e exigente, onde dita ao professor como trabalhar, um suposto caminho para a aprendizagem, de como ensinar, o que ensinar, como avaliar e até como planejar, posturas e metodologias implantadas através de inúmeras e custosas horas de formação, reuniões pedagógicas e até de pressão dos cargos superiores. Mas os resultados ainda são insatisfatórios, mesmo após anos de enormes investimentos financeiros e de esforço humano e o abandono da escola pública para a privada para quem pode, continua na mesma proporção.

Enquanto a escola particular, que, na grande maioria, é ausente em política, preocupando-se apenas com o resultado de dar retorno aos pais pagantes, de maneira geral, escola esta, que era tecnicista, e, com o aparecimento do construtivismo, mesmo que de maneira não sistemática ou não planejada foi incorporando aos poucos seus preceitos no dia a dia, culminando atualmente numa mistura entre estas duas correntes pedagógicas, que talvez seja mais construtivista do que tecnicista, mas de qualquer maneira sem perder partes do tecnicismo. Esta miscelânea de teorias diferentes, na prática provou-se ser possível, pois está garantindo uma certa qualidade em educação, ainda que na maioria dos casos não sejam excelentes, mas pelo menos de nível satisfatório.

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Como referenciar: "Pedagogia da Contribuição das Forças Universais" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 29/04/2024 às 06:42. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/pedagogia_da_contribuicao/index.php?pagina=2