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A Poesia Infantil na Escola (página 3)


Segundo Gramsci ( 1978, p.31) :

Literatura funcional. Que corresponde em literatura, ao racionalismo arquitetônico? Por certo a literatura segundo um plano, isto é, a literatura " funcional" , de acordo com uma orientação social preestabelecida. É estranho que na arquitetura, o racionalismo seja aclamado e justificado, mas não nas demais artes. Deve residir ai um equivoco. Será que só a arquitetura tem finalidades práticas?

Nesse sentido e acrescentando a ele também a dimensão social da literatura, explicita Gonçalves Filho (2000, p. 128):

A literatura, parafraseando Nietzsche, serve para tudo e para nada, e talvez, para uma sociedade que parece tomar conta de todos os nossos sentidos e prazeres, para nada. A literatura se apresenta como uma instância cultural que facilita a configuração, por parte de seu usuário, de variados tipos de reação, desde a alienação escandalosa, o refinamento intelectual à grosseria pedagógica em síntese, o mergulho na loucura ou ao repouso na sabedoria (...) isso é literatura enquanto sociedade, enquanto social, enquanto produção social.

Os poetas que escrevem para as crianças não precisam necessariamente ter o objetivo de educá-las ou de proporcionarem a elas juízos de valores para a construção de sua personalidade e de seu caráter, mas entendemos que é possível, por meio da poesia infantil, potencializar na criança, além de sua capacidade de brincar, de imaginar, de fantasiar, de sonhar, também, a sua necessidade de agir e descobrir na sua própria ação o sentido da vida.

BIBLIOGRAFIA

 

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Como referenciar: "A Poesia Infantil na Escola" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 17/05/2024 às 08:05. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/poesiainfantil/index.php?pagina=2