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A Importância do Estudante na Construção do Projeto Político Pedagógico (página 3)

3. O estudante como ele é

Ao verificarmos e analisarmos o P.P.P percebeu-se que o mesmo não havia tido uma participação coletiva dos educandos, participação esta imprescindível para sua existência, enquanto documento projetado para formação de cidadãos críticos, isto é, notou-se algo elaborado somente por "especialistas": pedagogo e gestor.

Por termos detectado na escola a ausência do educando na participação desse documento, tido no presente momento como um ser "sem vontade própria", como foi supracitado, iniciamos um trabalho a ser organizado em forma de atividades intervenientes que seriam direcionadas aos estudantes, de modo a pesquisar, a partir dessas intervenções, o porquê da ausência destes na elaboração do PPP.

A intervenção com os estudantes foi muito satisfatória, pois percebemos através do grupo focal a criticidade dos mesmos, sendo o inverso da designação dada aos educandos inicialmente, pelos professores e pedagogo. O trabalho de intervenção foi realizado com 33 alunos do 5º ano, desenvolvido da seguinte forma: reunimos os alunos no auditório da escola e apresentamos a nossa proposta para aquele dia, utilizando os recursos: linguagem oral, data-show, dinâmica e música. Não falamos o tema a ser trabalhado. Primeiramente indagamos os alunos com as seguintes palavras: o que é sociedade, o que é conhecimento, o que são sujeitos, o que é a escola e o que é poder.

Os alunos iam aos poucos se manifestando, conceituando o que entendiam das perguntas. Sobre sociedade responderam somos nós; conhecimento é o saber; cultura é a dança, alimentação, costumes; sujeitos são as pessoas; escola é o espaço de trocas, de aprendizagem; poder é dominar. Baseados na constatação citada sobre a capacidade que o ser humano tem de integrar-se, relacionar-se e dar opiniões e o que diz Gandin, percebe-se o quanto é importante uma educação que se preocupe com o indivíduo e seu meio.

Só podemos formar cidadãos críticos e conscientes, se acreditarmos na capacidade do indivíduo. Se não percebemos o educando como um ser sem luz, como muito se ouve falar, mas sim aquele que se alimenta, se nutre, ou seja, é um ser social que necessita abastecer-se de informações e conhecimentos para o seu desenvolvimento global, possibilitando, contudo, a troca de experiências e conhecimentos com outros indivíduos.
Percebendo o aluno desta forma retomemos ao foco principal enfatizando sua importância na elaboração do Projeto Político Pedagógico. Considerando que para se elaborar um P. P. P é necessário planejar como afirma Gandin (2007, p. 18) [...] o processo de planejamento é concebido como uma prática que sublinhe a participação, a democracia, a libertação. Então o planejamento é uma tarefa vital [...] para o bem-estar do homem e da sociedade.

Nota-se, portanto, que a ação de planejar é bem presente na vida do ser humano, diariamente, e esse planejamento requer aceitação do outro, respeito às diferenças, participação ativa e coletiva e opiniões distintas, que conseqüentemente geram discussões e contribuem para a concretização dos objetivos a serem alcançados na escola.

É Importante ressaltar que esta participação ativa no ato de planejar, principalmente no P.P.P, diz respeito aos sujeitos de toda comunidade escolar, em especial, o principal personagem deste cenário, o aluno.

Nesse momento podemos citar a democracia, popularmente conceituada como "liberdade de expressão", pois conforme ainda Gandin (2007, p. 107) "a democracia será, provavelmente, a salvação da humanidade. Mas a democracia não é apenas [...] votar. Democracia é, essencialmente, participar".

Considerando estes preceitos, a intervenção na escola oportunizou a colaboração do estudante para a construção do PPP, o qual é elaborado objetivando que o mesmo possa desenvolver e construir seus conhecimentos a partir de uma educação de qualidade, democrática e igualitária.

Fica claro afirmar que esta educação acima citada requer uma participação coletiva de todos os sujeitos da escola, principalmente no momento da elaboração do P.P.P por ser um trabalho coletivo e elaborado a partir da realidade escolar, para bem e fins comuns. Portanto podemos concluir que essa construção coletiva deste documento é fundamental para que ocorra uma democratização dos processos de decisão. Como diz Guimarães e Marin (1998, p. 35-36) [...] é essencial o "saber fazer", o decidir coletivamente o que se quer, para onde, como e por que ir, tendo em vista o perfil de aluno [...] que se pretende formar.

Os alunos e seus sonhos para a escola

Cabe a todos nós, enquanto educadores, incentivar, orientar e mediar a aprendizagem dos estudantes. Agindo, dessa forma, fazendo a diferença, contribuiremos para uma educação voltada para formação da cidadania. Pensando assim, durante o estágio foi promovido situações estimulantes, numa relação horizontal, dando oportunidade de participação e tomada de decisão aos educandos através de uma atividade dirigida para verificar quais eram os anseios das crianças da 5ª ano do ensino fundamental.

Tal atividade permitiu que os alunos expressassem seus sonhos em relação a escola e a sociedade. As respostas de modo geral dos alunos foram: queremos viver em uma sociedade boa, unida e solidária, sem marginalização, sem drogas, sem roubos, sem violência, sem morte. Queremos pessoas amigas, verdadeiras, boas alegres, educadas, honestas e solidárias. Quanto ao conhecimento os alunos afirmaram querer trabalhar conteúdos que abordassem: a responsabilidade, humildade, educação, gentileza, os direitos e deveres das pessoas. Quando se perguntou sobre que relação de poder queria manter, as respostas foram: não jogar lixo nas ruas, não gastar água e energia, não poluir os rios e o ar, não queimar as florestas e não matar os animais.

Em seguida apresentamos a sigla P. P. P. a fim de sabermos se tinham conhecimento do seu significado, alguns alunos mesmo apresentando certa dificuldade souberam nos dizer, porém não  sabiam de sua importância para a escola, talvez por não participaram da sua construção.

Foi enfatizada na apresentação a importância dos educandos na construção do P. P. P., pois nas suas falas mostraram ter conhecimento sobre que realidade queriam para si, que sociedade almejavam, que relações de poder e de amizade gostariam de manter.

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Como referenciar: "A Importância do Estudante na Construção do Projeto Político Pedagógico" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 02/05/2024 às 14:27. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/ppp/index.php?pagina=2