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A Importância do Estudante na Construção do Projeto Político Pedagógico (página 4)

No desenvolvimento de uma dinâmica onde exigia que os estudantes fossem até o microfone dizer que escola almejavam, provocou-se novamente a participação deles, estes "espontaneamente" iam expondo seus sonhos: eu quero que a escola ofereça o ensino da arte, de música, informática, inglês, futsal, que os alunos não baguncem, cada um fale o que pensa na sociedade constituindo o projeto político pedagógico, que sejamos tratados da mesma maneira, sem brigas, respeite os professores, colegas e funcionários, não pichem a escola, que fossemos mais a biblioteca para ler, aulas de reforço e mais deveres para casa.

As pesquisadoras ficaram admiradas com os sonhos das crianças, pois naquele momento percebemos o quanto elas tem a contribuir para a construção de uma escola mais humana, nas suas falas elas demonstram necessitar de direcionamento, de alguém que junto com elas construam esta escola almejada.

Ao final ouviu-se a  música Aquarela do cantor Toquinho e esta foi relacionada a elaboração do P.P.P. dando ênfase que para mudarmos algo basta querermos, cada um fazendo a sua parte em busca de melhorias para o espaço chamado escola.

Todo sonho busca uma nova estabilidade em função de superar os desafios, resgatar o desempenho pela transformação social, criando espaço para formação humana. Precisa-se sonhar com esperança, amor fé, paciência, empatia possibilitando a construção possível daquilo que definimos como sonho.

Segundo Cury (2004, p. 01) Sem sonhos, as perdas se tornam insuportáveis, as pedras do caminho se tornam montanhas, os fracos se transformam em golpes fatais, mas se você tiver grandes sonhos, seus erros produzirão crescimento, seus desafios produzirão coragem.

Essa abordagem destaca que o sonho transforma a realidade, é necessário não perder a capacidade de sonhar, eles nos inspiram e nos encorajam a criar, mas se faz necessário acreditar e não desistir de sonhar, considera-se relevante o conhecimento que os alunos tem de sua realidade e de seus sonhos.
 

Considerações finais

As teorias educacionais, afirmam que o aluno é sujeito ativo no ato de descobrir, construir e reconstruir o conhecimento. Se assim esta posto, é de extrema importância que este participe da construção do P.P.P. Trazer este aluno para ser partícipe na elaboração do P.P.P. é fazer que realmente este seja político.

Neste momento deve ser superada, a visão de que o aluno não é capaz de fomentar discussões que possam enriquecer e dar norte no processo construtivo e reflexivo, que deve fazer-se presente neste momento.

Assim sendo, a elaboração do P.P.P., deve ser um momento de reflexão que leve a ação.

Ação consciente e planejada por todos, atores e autores, isto é, todos os envolvidos no processo educativo.

Não propiciar ao aluno esse momento em que ele terá vez e voz para opinar, num processo que ele é o produto final, é negar-lhe o direito de exercer cidadania. É fácil afirmar que os alunos de hoje são alienados, que não tem compromisso com sua aprendizagem, mas será que a escola que temos não esta aí ha muito tempo produzindo essa alienação?  

As vivências do aluno no espaço da escola marcam sua vida, considerando que o projeto de sociedade necessariamente, está ligado ao aprendizado escolar sistematizado. Sem deixar de valorizar as aprendizagens que recebemos fora do contexto escolar, nas trocas sociais, temos que dar importância ao papel da escola, enquanto lugar de desenvolvimento de aprendizagens, que influirão em grande parte de atividades geridas pelo homem.

A educação formal em sua organização é quase sempre permeada por muita incerteza, já que trabalha com algo não estático, o humano.

Referências

CURY, Augusto Jorge. Nunca desista dos seus Sonhos. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

FONSECA, Normanda Ferreira. Pedagogia hospitalar ? formação, reflexão e ação. Manaus: UNINORTE, 2006.

GANDIN, Danilo. Temas para o projeto político pedagógico. Rio de Janeiro, Petrópolis: Vozes.  2008.

GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. 16ª edição, 2007.

GUIMARÃES, C.M & MARIN, F. A. D. G. Projeto Pedagógico: considerações necessárias e sua construção. Nuances, Presidente Prudente. Vol. IV, 1998.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo; Cortez, 1994.

VEIGA, I.P. (Org.) Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 13.ed. Campinas: Papirus, 2001.

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Como referenciar: "A Importância do Estudante na Construção do Projeto Político Pedagógico" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 17/05/2024 às 08:29. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/ppp/index.php?pagina=3